Mortes no terremoto da Turquia e da Síria já passam de 22 mil

Número de vítimas pode chegar a 40 mil, diz OMS

[Mortes no terremoto da Turquia e da Síria já passam de 22 mil]

FOTO: Acnur/Hameed Maarouf

Após cem horas de angústia, o sul da Turquia e o norte da Síria já contabilizaram mais de 22 mil mortes por consequência do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu as regiões na última segunda-feira (6).

Como alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de vítimas pode chegar a 40 mil. Esse foi o pior e mais mortal tremor dos últimos 80 anos, superando o registrado no território turco em 1999, que teve 17 mil mortos - e o sétimo mais mortal do mundo.

Milhares de pessoas ainda estão desaparecidas, e mais de 50 mil ficaram feridas. Cerca de 70 países já enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate. A primeira equipe do Brasil chegou nesta quinta-feira (9) a Ancara, capital da Turquia. Depois, seguiu para Adana, cidade mais ao sul próxima da fronteira com a Síria.

Com o objetivo de acelerar o socorro, a ONU abriu nesta sexta-feira um corredor humanitário entre o sul da Turquia e o norte sírio. Além disso, a instituição avalia abrir as fronteiras na região para facilitar a entrada de ajuda de países vizinhos.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!