Mortes por infarto em mulheres jovens crescem 62% no Brasil, diz SBC
Tendência pode ser atribuída a mudanças no estilo de vida

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que o Brasil registrou um aumento de cerca de 62% nas mortes por infarto entre mulheres de 15 a 49 anos, no período de 1990 a 2019. Na faixa etária de 50 a 69 anos, o número quase triplicou, com um aumento de aproximadamente 176%. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Anteriormente, o público feminino era menos afetado por esse tipo de problema, mas agora apresenta um aumento semelhante ao registrado entre os homens. Essa tendência pode ser atribuída a mudanças no estilo de vida, como maior sedentarismo, aumento do estresse e outros fatores de risco.
Segundo Gláucia Maria Moraes de Oliveira, do Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC, é crucial dar atenção especial ao cenário das mulheres em relação ao infarto. A especialista ressalta que a falta de conhecimento das mulheres sobre os sintomas leva a uma busca tardia por atendimento médico e, consequentemente, resulta em desfechos piores.
O Ministério da Saúde destaca que a prevenção do infarto inclui a prática regular de atividades físicas, uma alimentação adequada, evitar o consumo de álcool e o tabagismo em qualquer forma.