Mosaico romano de mais de 1.600 anos é descoberto na Síria
Painel de 120 metros mostra guerreiras amazonas e o deus Netuno

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Arqueólogos da Síria descobriram um mosaico da era romana, com 120 metros quadrados, na cidade de Rastan na última quarta-feira (12). O painel tem mais de 1.600 anos e foi localizado em um prédio antigo que a Direção Geral de Antiguidades e Museus da Síria estava escavando. Essa é a descoberta arqueológica mais importante desde que começou o conflito na região, há 11 anos.
Humam Saad, diretor da agência governamental de pesquisas arqueológicas do país, disse que o mosaico mostra guerreiras amazonas da mitologia romana. "A cena retratada é rica em detalhes", disse Saad à Associated Press. "Isso inclui as roupas que usavam, suas armas, os cavalos em que estão montando, rostos, máscaras e armaduras."
Na mitologia grega e romana antiga, o semideus Hércules matou Hipólita, rainha das Amazonas, em um de seus 12 trabalhos. O mosaico também retrata Netuno, antigo deus romano do mar, e 40 de suas amantes. Em relação ao local onde foi encontrado, segundo os arqueólogos, Rastan já foi um grande reduto da oposição e um ponto de intensos confrontos, antes do governo sírio recuperar a cidade em 2018.


