Mostra de Música valoriza desenvolvimento da produção autoral na Bahia

Foram selecionados 12 artistas e 34 músicas para a apresentação no Teatro Sesc Casa do Comércio

[Mostra de Música valoriza desenvolvimento da produção autoral na Bahia]

FOTO: Reprodução / You Tube

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da produção musical autoral e valorizar a qualidade de músicos e compositores dos diferentes gêneros, estilos e formações, acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, a 4ª edição da Mostra Sesc de Música.

Dos 135 inscritos e um total de 333 músicas foram selecionados 12 artistas e 34 canções para a apresentação no teatro. As músicas selecionadas ficarão posteriormente disponíveis no site do projeto para a difusão desses novos trabalhos junto ao público.

Alguns dos critérios utilizados pela comissão, formada por profissionais da área de música do Sesc, para a seleção dos músicos e das canções foram a originalidade, singularidade, inovação, qualidade técnica e artística.

Além das apresentações, o projeto contempla workshops para crianças e adultos e o show de abertura será feito pela Orquestra Santo Antônio – Osa. Toda a programação é gratuita e as inscrições para participar podem ser feitas pelo site www.sescbahia.com.br/mostrademusica

 

Confira abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO

25.set

Workshop Musicalização para crianças

Ministrantes: Kamille Levek e Diego Florez | Grupo Canela Fina

As oficinas de Musicalização para crianças têm como proposta a introdução às atividades musicais que auxiliam no desenvolvimento infantil e abordam elementos musicais, como ritmo, andamento, intensidade, forma, entre outros, de modo a iniciar e/ou aperfeiçoar a percepção e apreciação musicais das crianças.

 

  • 8h30 - Oficina de musicalização para crianças de 2 e 3 anos

Atividades musicais que auxiliam no desenvolvimento infantil

 

  • 9h30 - Oficina de musicalização para crianças de 4 e 5 anos

Atividades que abordam elementos musicais, como ritmo, andamento, intensidade, forma, entre outros. As canções são apresentadas de maneira interativa e divertida, para que a criança aprenda naturalmente

 

  • 10h30 - Oficina de percussão para crianças de 6 a 10 anos

Prática musical em conjunto com instrumentos de percussão como cajons, xilofones, metalofones, entre outros, disponibilizados pelo grupo.

 

25.set | 14h

Workshop Música e Filosofia

Ministrante: Maestro Ubiratan Marques

Com atividades práticas e teóricas, o workshop tem como objetivo propiciar novos caminhos no ensino da música e desenvolver os princípios norteadores para uma prática educativa de atividade musical.

 

26.set

8h30 - Oficina Construção de instrumentos musicais com sisal

Ministrantes: Maestro Josevaldo Nim e Luthier Webson Santana

Introdução à prática da luteria e a luteria com a madeira de sisal, além da apresentação dos instrumentos construídos, especificamente ganzá, reco-reco e apito, e sua sonoridade.

 

14h - Workshop Baixo em Pauta

Ministrante: Luciano Calazans

A proposta da atividade é apresentar aos participantes a importância, o contexto de utilização no cenário musical, e as linhas de contrabaixo na música brasileira e baiana.

 

20h - Show de abertura com Orquestra Santo Antônio – Osa

livre | Entrada Franca

A OSA chama atenção por sua criatividade e preciosismo técnico, tendo no repertório composições de autores clássicos nordestinos, como Guerra Peixe, Ernani Aguiar, e nomes da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, dentre outros. O grupo é formado por 19 jovens músicos e apesar da formação orquestral, desmistifica e populariza a música erudita.

 

Apresentações musicais dos artistas selecionados:

27.set

 

Adriano Oliveira - Formado em Violão Clássico e Mestre em Educação Musical, ambos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Tem em seu repertório músicas instrumentais, desde obras originais do Violão Clássico, do gênero Chôro e arranjos de canções da MPB. Possui composições autorais inspiradas na música brasileira, especialmente na temática nordestina.

Músicas selecionadas: “Baiãofusão”, “Dança” e “Ao Luar e Galopando”

 

Matita Perê - Rica em ritmos como baião, samba, balada mineira, bossa, ijexá, maxixe ou choro, a composição dos matitas remete ora para os contornos harmônicos das montanhas de Minas Gerais, ora para a simplicidade das melodias sertanejas do semiárido nordestino, tudo equilibrado pela influência jobiniana. O cuidado melódico e harmônico é uma das principais características do grupo.

Músicas selecionadas: "Andarilho", "Licor de Jenipapo" e "Passarinho"

 

Opanijé - O grupo surgiu com a proposta de fazer um estilo próprio de RAP com letras que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana. Com repertório formado por músicas de própria autoria, o grupo une o que existe de mais tradicional na cultura afro-baiana como o uso de instrumentos percussivos, berimbaus e cânticos de candomblé com samplers e efeitos/batidas eletrônicas.

Músicas selecionadas: "Deus que Dança", "Se Diz" e "Encruzilhada"

 

KBSativa MC's - Grupo de Rap baiano, que tem em sua trajetória dois EP autorais - Boas Novas e Utilidade Pública. As músicas mesclam o boombap e o trap, em letras com um tom filosófico e questionador, tentam retratar as vivências e visões de mundo através da música, descortinando uma nova vertente lírica e cantada.

Músicas selecionadas: “Boas Novas”, “ÉvozLuzSom” e “Erê”

 

Suinga - Letras despojadas que brincam com o cotidiano de Salvador aliadas ao ritmo frenético das guitarras e do naipe de sopros. O grupo lançou o disco, "Recomeço", no qual reitera sua identidade envolvente e de extrema irreverência, através das letras e linhas melódicas de suas canções autorais.

Músicas selecionadas: "A3", "Curupira" e "Frevo Recado"

 

Isbela Trigo - Formada em Cinema e Audiovisual, em 2016 começa a tocar suas canções em festivais locais de Salvador. Em 2019, lançou seu primeiro clipe, "Horizonte Tão Pequeno", e preparou o seu primeiro álbum autoral solo, com músicas já tocadas, e outras inéditas. Suas composições abordam visões de paisagens urbanas e naturais, sobretudo soteropolitanas, atravessadas por dimensões subjetivas e políticas.

Músicas selecionadas: “Feliz (Tudo Como Eu Quis)”, “Horizonte Tão Pequeno” e “Hei Tom”

 

28.set

Camerata Abrantes - Em um novo formato, o projeto visa buscar uma identidade na forma de tocar os ritmos brasileiros e realizando trabalhos sociais através da música. Composto por músicos de 13 a 30 anos, tem instrumentos de cordas, madeiras e metais.

Músicas selecionadas: “Estrela de Prata” e “Despertar”

 

Ofá - Banda poético-afro-baiana, traz em seu trabalho conteúdos como altruísmo, amor, autoconhecimento, resistência e ancestralidade. Sua atmosfera musical reúne entre as suas principais referências: a música de matriz africana, a poesia, o rock progressivo e o freejazz. Músicas selecionadas: "Samba pra cá", "Boca que gira" e "De (do) mundo"

 

CARU - Arquiteta e Urbanista, sempre esteve ligada ao mundo da música. Começou sua carreira na música aos 22 anos, transformando seus muitos escritos no primeiro EP autoral “a TERRA e o TEMPO” no ano de 2015, apontando como destaque em plataformas digitais de música.

Músicas selecionadas: “Umbigo de Vênus”, “Pintas” e “Eu Gostaria”

 

Grupo Instrumental do Capão - O grupo nasceu da reunião de músicos brasileiros e estrangeiros (Itália), internacionalmente experientes, moradores do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Sua música tem como base o jazz, o erudito misturado ao popular, o progressivo misturado à psicodelia, com uma pesquisa de ritmos nacionais e estrangeiros, e atmosferas étnicas.

Músicas selecionadas: “Uritorco” e “Tango Relativo”

 

Tangolo Mangos - Em seu trabalho, a banda apresenta arranjos que misturam elementos que, pelo menos convencionalmente, não se misturariam. O EP de estreia “Mangas a Caminho da Feira nº1”, traz faixas autorais inéditas e mescla o rock psicodélico à música brasileira e, mais especificamente, ritmos regionais nordestinos, com uma sonoridade atrelada ao lo-fi.

Músicas selecionadas: "Cidade Dorme", "Camelos (Desde 1913)" e "O Erro de Townshend"

 

Andrezza Oliveira - Cantora, instrumentista e compositora. Iniciou sua carreira musical aos 13 anos, Desde então traz em seu repertório grandes clássicos da MPB e, mais recentemente, canções autorais. Em 2019 lançou o seu primeiro álbum, “Alto Lá”, que propõe uma combinação de elementos da Música Popular brasileira com o experimentalismo eletrônico.

Músicas selecionadas: "Bora Ver", "Cansei" e "Árvore Anciã"


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!