Movimentação de cargas portuárias cai 3,3% no primeiro semestre

Queda foi puxada pela redução nas exportações das principais commodities brasileiras

[Movimentação de cargas portuárias cai 3,3% no primeiro semestre]

FOTO: Divulgação/ Portal Governo Brasil

Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados na segunda-feira (15), mostram que a movimentação de cargas no setor portuário apresentou um recuo de 3,3% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 581,3 milhões de toneladas no período.

Segundo o levantamento, houve redução nas movimentações dos principais perfis de carga: granel sólido, líquido e contêineres. No granel sólido, a queda foi de 4,4%, com movimentação de 335,9 milhões de toneladas. Esse tipo de carga representa 58% do total de cargas movimentadas. No granel líquido, a queda foi um pouco maior, de 4,5%, com 148,1 milhões de toneladas. O granel líquido movimenta 25% das cargas no país. Já nos contêineres, a redução foi de 4,4%, com movimentação de 62,7 milhões de toneladas.

Em geral, a movimentação é de 11% das cargas no país. Ainda de acordo com a queda foi puxada pela redução nas exportações das principais commodities brasileiras: minério de ferro, soja e petróleo. O destaque positivo ficou para a carga em geral que apresentou um crescimento de 18,6%, com 34,7 milhões de toneladas movimentadas. A carga em geral movimenta 6% das cargas transportadas no país.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!