MP abre novo processo disciplinar contra Deltan Dallagnol
Processo surgiu após reclamação feita por Renan Calheiros

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por maioria, nesta terça-feira (10), abrir mais um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato no Paraná.
O novo processo foi motivado por uma reclamação feita pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) de que Dallagnol teria se engajado em atos de natureza político-partidária, o que é vedado a membros do Ministério Público (MP).
Em janeiro, em uma série de publicações em sua rede social, Dallagnol se posicionou contra a eleição de Renan para a presidência do Senado. O senador chegou a pedir o afastamento de Dallagnol de suas funções, de modo a “impedir inconvenientes na apuração dos fatos”, mas o CNMP negou a medida, em setembro, chegando à conclusão de que o procurador não exerceu atividade política partidária.
A defesa de Deltan argumentou que ele apenas reproduziu matéria jornalística de um veículo de alcance nacional, sem fazer qualquer juízo de valor, exercendo assim sua liberdade de expressão ao repercutir tema de interesse público.