• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • MPF denuncia seis por fraudes em importações e ameaças a auditor da Receita Federal

MPF denuncia seis por fraudes em importações e ameaças a auditor da Receita Federal

Crimes ocorreram entre 2023 e 2024 no Ceará, Maranhão e Piauí

Por Da Redação
Às

MPF denuncia seis por fraudes em importações e ameaças a auditor da Receita Federal

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou seis pessoas por integrarem uma organização criminosa responsável por fraudes em importações. Segundo o órgão, o grupo agiu de forma violenta para tentar impedir a fiscalização de um auditor-fiscal da Receita Federal, que acompanha a análise de importações no Ceará, Maranhão e Piauí.

A denúncia foi apresentada à Justiça Federal no Ceará após investigação que identificou perseguições, ameaças e disseminação de informações falsas contra o servidor e familiares.

Os crimes ocorreram entre 2023 e 2024 e tiveram como alvo a Seção de Análise de Risco Aduaneiro da Alfândega de Fortaleza (CE), responsável pela fiscalização da 3ª Região Fiscal da Receita Federal, que abrange os três estados.

Como o grupo atuava?

De acordo com o MPF, a organização tinha divisão definida de tarefas e estrutura estável, com o objetivo de obter vantagens financeiras em operações de importação fraudulentas. As irregularidades incluíam uso de laranjas, subfaturamento de mercadorias e falsificação de produtos.

As investigações apontaram que os denunciados adotaram diversas estratégias para afastar o auditor-fiscal. Entre elas, uso indevido de dados pessoais, ameaças de morte, depósitos bancários não identificados para gerar suspeitas de corrupção, pressão política para alteração da lotação do servidor e divulgação de notícias falsas.

Envolvimento de políticos

Mensagens obtidas em celulares, segundo o MPF, também revelaram que o grupo buscou apoio político para enfraquecer a fiscalização da Receita Federal, inclusive tentando promover a transferência do auditor-fiscal.

Nesse contexto, foram citados um ex-governador e ex-senador, um ex-governador atualmente no Senado e outros deputados.

Entre os crimes atribuídos aos denunciados estão organização criminosa, denunciação caluniosa qualificada, lavagem de dinheiro, ameaça, perseguição qualificada, falsificação de documento particular e obstrução de investigação criminal.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário