• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • MPF pede ao Ministério da Saúde informações sobre reposição de insulina no SUS

MPF pede ao Ministério da Saúde informações sobre reposição de insulina no SUS

Em documento, órgão cita risco de desabastecimento apontado pelo TCU

Por Da Redação
Às

MPF pede ao Ministério da Saúde informações sobre reposição de insulina no SUS

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Ministério da Saúde informações sobre as providências adotadas para evitar o desabastecimento da insulina de ação rápida, medicamento essencial para o tratamento da diabetes e de outras doenças crônicas,  no Sistema Único de Saúde (SUS).

O ofício à pasta foi enviado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do MPF no último dia 3 e o prazo para resposta é de sete dias úteis. No documento, o órgão afirma que a preocupação está baseada em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou alto risco de falta de insulinas análogas de ação rápida no SUS no segundo trimestre deste ano. 

Segundo a Corte de Contas, a ameaça de desabastecimento se deve ao fracasso, por ausência de propostas, dos últimos pregões realizados pelo governo federal para aquisição do medicamento, em agosto de 2022 e em janeiro de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário