MPT abre inquérito para investigar morte de idoso atingido por escavadeira no interior
Trabalhador foi atingido por escavadeira hidráulica enquanto entregava uma marmita para operador da máquina

Foto: MPT-BA
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito para investigar as condições da morte de Pedro Guedes Neto, de 62 anos, que aconteceu nesta terça-feira (9).
O trabalhador foi atingido por uma escavadeira hidráulica enquanto entregava uma marmita para o operador da máquina. O acidente ocorreu em Lajedo de Pimenta, povoado na zona rural de Lapão, no norte do estado. O órgão agora visa identificar quem era a empresa responsável pelo serviço feito pelo operador da máquina e os protocolos de segurança do trabalho adotados no canteiro.
Depois que o acidente ocorreu, o operador da máquina ficou em estado de choque e teve que ser atendido e encaminhado para uma unidade de saúde em Lapão. Pedro Guedes Neto era servidor público e entregava marmitas regularmente na área de cascalheira. Por causa do acidente, a prefeitura de Lapão declarou ponto facultativo na cidade nesta terça-feira (9).
A abertura do inquérito por parte do MPT tem intenção de investigar as responsabilidades pelo acidente e conferir se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. Também é prioridade assegurar que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes similares.
A investigação do MPT tem contribuição de outros órgãos públicos, a exemplo da Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança. Em situações de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA faz perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis ao tipo de atividade e produz relatório.