Mubadala planeja investir US$ 3 bilhões em biorrefinaria na Bahia
Unidade deve utilizar a macaúba, uma planta típica do Cerrado brasileiro, como matéria-prima

Foto: Reprodução/Petrobras
O Mubadala Capital está direcionando esforços para investir em um ambicioso projeto de biorrefinaria na Bahia, com a intenção de ser o principal acionista, mas mantendo a participação de outros parceiros. De acordo com informações divulgadas pelos principais portais de economia do país, o fundo já iniciou negociações com potenciais investidores, incluindo internacionais, para viabilizar a produção do projeto.
Interlocutores revelaram que o Mubadala já deu início à construção de um centro de tecnologia e inovação em Montes Claros, além de estar adquirindo terrenos em diferentes regiões da Bahia e Minas Gerais. A biorrefinaria utilizará a macaúba, uma planta típica do Cerrado brasileiro, como matéria-prima.
A previsão é que a pedra fundamental da biorrefinaria seja lançada até o final do próximo ano. A divisão de energia verde do Mubadala, Acelen Renováveis, também assegurou um financiamento de R$ 250 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o centro de tecnologia.