• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mulheres terão acesso à educação e não precisarão usar burca na rua, diz Talibã

Mulheres terão acesso à educação e não precisarão usar burca na rua, diz Talibã

Permissões, no entanto, serão "à luz da lei islâmica", disse porta-voz do movimento

Por Da Redação
Às

Mulheres terão acesso à educação e não precisarão usar burca na rua, diz Talibã

Foto: Reprodução

De acordo com o porta-voz do Talibã, Suhail Shaheen, as mulheres terão acesso a escolas e universidades e não precisarão usar burca na rua, no entanto, as afegãs ainda terão de utilizar o hijab, véu islâmico que deixa o rosto à mostra, ao sair de casa. Em entrevista nesta terça-feira (17) à rede britânica Sky News, o representante disse que o véu "é pela segurança delas”. 

Além disso, Shaheen ressaltou que as mulheres terão acesso a trabalhos e educação, mas “à luz da lei islâmica”. Em coletiva de imprensa em Cabul, outro porta voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que não haverá discriminação contra as mulheres. “Vamos nos empenhar pelos direitos das mulheres no âmbito da Sharia [a lei islâmica], não haverá discriminação”.

De volta ao poder 20 anos depois de ter sido destituído pela invasão americana, o grupo fundamentalista vem tentando vender uma imagem de “moderado” para facilitar seu reconhecimento pela comunidade internacional.  

Em seu primeiro regime, entre 1996 e 2001, o Talibã proibia a existência de escolas mistas, o que, na prática, impedia que meninas estudassem, e obrigava mulheres a usarem burcas ao sair de casa.  

Desta vez, o grupo já prometeu anistia geral para funcionários que trabalhavam para o governo anterior e pediu aos servidores públicos que retornem às suas funções.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário