/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Multicentros da capital baiana promovem ações de incentivo ao autocuidado

Notícias
Bahia

Multicentros da capital baiana promovem ações de incentivo ao autocuidado

Atividades fazem parte da campanha Novembro Azul

Por Da Redação
Multicentros da capital baiana promovem ações de incentivo ao autocuidado
Foto: Getty Images

Dados do Ministério da Saúde mostram que os homens são a minoria entre os que procuram atendimento nas unidades de saúde. No geral, cerca de 40% dos adultos com até 39 anos só buscam ajuda quando passam mal. Esse percentual cai para 20% quando se trata de homens acima de 40 anos. De acordo com especialistas, essa realidade é preocupante porque o acompanhamento médico é capaz de identificar precocemente doenças graves, como o câncer de próstata, e aumentar as chances de cura.

Com o objetivo de ajudar a combater o preconceito e mostrar que cuidar de si é natural e necessário, os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas participam da campanha Novembro Azul com o tema “Escolhendo o hoje para viver o amanhã!”. 

Durante todo o mês, os dois Multicentros irão intensificar as ações de promoção da saúde com palestras voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Além disso, os centros oferecem neste mês consultas e exames especializados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As estruturas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 18h.

Todas as ações são promovidas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), através do Movimento pela Vida, programa criado para sensibilizar a população, disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde.

“De maneira geral, o homem procura menos os serviços de saúde por considerar erroneamente o autocuidado como fragilidade. Isso está ancorado na cultura da masculinidade e acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que favorece o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, informou Márcia Sena, coordenadora de Assistência do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas.

Mulheres transgênero e travestis

A ação também chama a atenção para que mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias procurem os serviços de saúde para consultas e exames relacionados à próstata. De acordo com a coordenadora de Assistência do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, Paula Souza, “o preconceito, a vergonha e o medo de ir até uma unidade de saúde também afetam a vida dessas pessoas”.

“Por isso, é importante sensibilizar e incentivar esse público para a prática do autocuidado. Mesmo aquelas mulheres transgênero que já fizeram a cirurgia de adequação de gênero também devem seguir um plano de acompanhamento periódico para o exame da próstata”, disse. 

Agendamento

O agendamento para os procedimentos no Multicentro Vale das Pedrinhas acontece exclusivamente pela internet (veja aqui). Já no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, o agendamento para primeira consulta ou exame na unidade pode ser realizado em uma das 156 unidades básicas disponíveis em Salvador, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o Cartão SUS vinculado ao município.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102