• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Múltiplas erupções solares pode impactar a Terra nos próximos dias, diz NOAA

Múltiplas erupções solares pode impactar a Terra nos próximos dias, diz NOAA

Eventos podem gerar instabilidade em dispositivos de rádio e alterar cor do céu

Por Da Redação
Ás

Múltiplas erupções solares pode impactar a Terra nos próximos dias, diz NOAA

Foto: Shutterstok

O Centro de Previsão de Tempo Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos detectou múltiplas erupções solares entre domingo (21) e terça-feira (23), que podem impactar a Terra nos próximos dias. 

Esses eventos, caracterizados pela ejeção de massa coronal (CME) do Sol, têm o potencial de desencadear tempestades geomagnéticas, resultando em auroras boreais e instabilidade em dispositivos de rádio de alta frequência. As análises do NOAA indicam possíveis impactos no final do dia 24 de janeiro, com maior probabilidade entre 25 e 26 de janeiro de 2024. 

A gravidade exata não foi especificada, mas meteorologistas antecipam tempestades geomagnéticas de nível G1-Minor. Embora o fenômeno não seja incomum, a visibilidade de auroras boreais pode ocorrer nos Estados Unidos, entre Nova York e Idaho.

O NOAA previu que essa erupção solar pudesse provocar influências no nosso planeta entre os dias 22 e 23 de janeiro - ou seja, entre segunda e esta terça-feira.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo Espacial, essas "erupções não são incomuns", e o público "não deve se preocupar". Mas, informou que o fenômeno da aurora boreal pode se tornar visível nos EUA nos Estados entre Nova York e Idaho.

"Temos uma, senão duas, tempestades solares indo para a Terra hoje", escreveu a física espacial Tamitha Skov, no último sábado, no X (antigo Twitter). A primeira foi lançada perto da região 3555. Espera-se que atinja o início do meio-dia de 22 de janeiro. A segunda é uma tempestade lateral lançada perto de 3559. Ela pode nos dar um golpe de raspão em 23 de janeiro".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário