Mundo atinge marca de 3 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas
No ranking dos países que mais imunizaram, Brasil aparece em 46º lugar

Foto: Reprodução/G1
Mais de 3 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, segundo o balanço da agência de notícias AFP atualizado nesta terça-feira (29) e com base em dados oficiais dos países. Ao longo do processo de imunização, o planeta levou 20 semanas para alcançar a marca de 1 bilhão de doses e seis semanas para os 2 bilhões.
A barreira dos 3 bilhões, por sua vez, foi superada em menos de quatro semanas, o que demonstra a aceleração das campanhas de vacinação. Quase 40% das doses (1,2 bilhão) foram administradas na China. Em seguida, aparecem a Índia (329 milhões) e os Estados Unidos (324 milhões) para completar o pódio.
Mas levando em consideração a população entre os países com mais de um milhão de habitantes, os destaques são Emirados Árabes Unidos (153 doses para cada 100 habitantes), Bahrein e Israel, ambos com 124 doses. Nos três casos, mais de 60% da população está completamente vacinada.
América Latina e Caribe, região com mais mortes e contágios acumulados por Covid-19, registra média de 37 doses para cada 100 habitantes de média, levemente abaixo da média mundial (39). Apesar do destaque de Chile e Uruguai no cenário internacional, outros grandes países da região como Brasil (46), México (34), Colômbia (45) ou Peru (22) têm ritmos mais lentos.
Embora a maioria dos países tenha iniciado a vacinação, especialmente graças a iniciativa da Covax, comandada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as grandes desigualdades persistem: os países de "alta renda" (segundo a definição do Banco Mundial) administraram a média de 79 doses para cada 100 habitantes, contra apenas uma dose nos países de "baixa renda".


