Mundo pode sair da fase emergencial da pandemia em 2022; OMS divulga plano atualizado para covid-19
Plano conta com três possíveis cenários de comportamento do vírus no próximo ano

Foto: Agência Brasil
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje, 30, um plano atualizada para covid-19 que, se implementado em 2022, pode fazer o mundo sair do estado emergencial em relação à pandemia. O plano inclui três cenários possíveis para como o vírus pode evoluir no próximo ano.
No cenário base, o vírus segue evoluindo, mas causa doenças menos graves, devido ao aumento da imunidade por causa da vacinação e infecções. As doses de reforço podem ser estabelecidas para os que precisam de mais reforço e o vírus pode assumir caráter sazonal, como a influenza.
No melhor cenário, as variantes futuras serão "significativamente menos graves” e a proteção seria de longa duração, sem necessidade de doses futuras de reforço ou mudanças na vacina. Já no pior cenário, o vírus representa uma ameaça nova, as vacinas seriam menos eficientes e a imunidade cairia rapidamente.
A OMS solicitou aos países que mantenham ou aumentem suas capacidades de vigilância em relação ao vírus para que o mundo consiga sair da fase emergencial. A entidade também solicitou atenção aos casos de covid longa, para que se possa conhecer e reduzir as consequências a longo prazo.


