Mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele acontece sábado (13) em 7 municípios da Bahia!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Bahia (SBD-BA), realiza no próximo sábado, 13 de dezembro, o Dia do Atendimento Gratuito, uma das principais ações do Dezembro Laranja, campanha contra o câncer de pele. O mutirão, que acontece das 9h às 15h, contará com a participação de 2.000 dermatologistas voluntários em mais de 100 postos espalhados por todo o país.
Na Bahia o atendimento acontece em Salvador e em mais 6 municípios, incluindo Alagoinhas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Guanambi, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. O atendimento é aberto ao público e será feito exclusivamente para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele.
A ação visa identificar precocemente lesões suspeitas de câncer de pele e orientar a população sobre prevenção e cuidados essenciais. Confira abaixo os postos de atendimento na Bahia:
*SALVADOR*
Hospital Aristides Maltez
Hospital Santa Izabel
Hospital Santo Antônio
*INTERIOR*
Alagoinhas
Vitória da Conquista
Paulo Afonso
Guanambi
Ilhéus
Santo Antônio de Jesus
Desde 1999, a iniciativa já proporcionou mais de 600 mil consultas e possibilitou a identificação de mais de 75 mil casos de cânceres de pele, reforçando o compromisso da SBD com a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Em 2024, 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente. Outros dados também chamam a atenção: o carcinoma basocelular (CBC) foi detectado em 14,84% dos pacientes; pré-neoplasias representaram 11,51% dos casos; carcinoma epidermoide (CEC), 4,68%; melanoma maligno (MM), 2,31%; e outros tumores malignos, 1,21%. Outras dermatoses foram diagnosticadas em 41,22% dos atendimentos, enquanto 24,23% dos pacientes não apresentaram alterações.
*Como participar*
Qualquer pessoa poderá fazer uma avaliação da saúde da pele, especialmente quem possui fatores de riscopara o câncer de pele, como histórico familiar, muitas pintas, sardas ou que tenha sofrido queimaduras solares severas.
Basta comparecer em um dos postos de atendimento, levando documento de identidade. 
*Serviço:*
Data: 13 de dezembro
Horário: das 9h às 15h
Locais Bahia:
*SALVADOR*
Hospital Aristides Maltez: Brotas, Av. Dom João VI, 332
Hospital Santa Izabel: Nazaré, Praça Conselheiro Almeida Couto, 500
Hospital Santo Antônio: Bonfim, OSID - Av. Dendezeiros do Bonfim, 161
*INTERIOR*
Alagoinhas – Policlínica Municipal de Alagoinhas: Rua 13 de Junho, S/N
Vitória da Conquista – Centro Universitário de Atenção à Saúde: Estrada do Bem Querer, Km 4, s/n
Paulo Afonso – Centro de Especialidades Médicas de Paulo Afonso: Av. José Hemetério de Carvalho, 2 - Centro
Guanambi – Posto Polimeg Polimédica de Guanambi: Praça Osvaldo Cruz, nº 100
Ilhéus – Posto de Ilhéus: Av. Ver. Marcus Paiva, 291
Santo Antônio de Jesus - Policlínica Municipal de Santo Antônio de Jesus: R. Lomanto Júnior, Centro


