Na Bahia, presidente do IBGE reforça que pesquisa é fundamental ao país

Eduardo Rios concedeu entrevista ao Farol da Bahia no bairro de Amaralina

[Na Bahia, presidente do IBGE reforça que pesquisa é fundamental ao país]

FOTO: Ane Catarine/Farol da Bahia

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, acompanhou in loco o andamento do Teste do Censo Demográfico 2022 na capital baiana nesta quinta-feira (18). Durante visita ao bairro de Amaralina, local onde o teste é realizado desde o início deste mês, ele concedeu uma entrevista ao Farol da Bahia e falou sobre a importância da pesquisa desenvolvida pelo instituto.

“O Censo Demográfico é fundamental porque é o único instrumento que gera estatísticas sociais e econômicas a nível de municípios. No momento, não há nenhuma outra pesquisa domiciliar que gere essas informações. Além disso, o Censo serve para distribuir recursos aos municípios brasileiros. Ou seja, a pesquisa conta a população integral dos municípios, por sexo e idade, e somente depois dessa contagem os recursos são distribuídos pela União”, disse.

“Nos anos que não tem Censo, o IBGE faz estimativas dessas populações. A qualidade dessas estimativas depende, no entanto, de ter uma pesquisa recente. Agora, por exemplo, nós estamos em 2021 e o último Censo realizado foi em 2010. Então, mesmo que a metodologia seja muito robusta, as estimativas ficam muito defasadas. Além do fundo de participação destinado aos municípios, toda política social e cobertura vacinal, por exemplo, depende de uma mensuração adequada da população. Por isso, o Censo Demográfico é fundamental ”, completou. 

Essa é a primeira visita de Eduardo Rios à Bahia desde que assumiu a presidência do IBGE, em abril deste ano. Ainda durante a entrevista, ele explicou as inovações que foram adotadas para a realização do Teste do Censo Demográfico 2022. Devido à pandemia do novo coronavírus, o presidente do instituto explicou que a pesquisa precisou ser adaptada.  

“Em 2019, o IBGE fez um Censo Experimental em Poços de Caldas. Mas como não teve o Censo em 2020 e nem em 2021 por causa da pandemia, não tem sentido fazer um outro Censo Experimental. Com isso, nós inovamos e estamos realizando esse teste. De forma também experimental, nós testamos tudo como se fosse um Censo. A diferença é que, ao invés de  escolhermos uma cidade, nós escolhemos um bairro. Em Salvador, nós escolhemos Amaralina”, explicou.

O coordenador operacional do Censo Demográfico 2022, Francisco Brito, disse ao Farol da Bahia que durante esses dois anos que a pesquisa não foi realizada os trabalhos não foram paralisados. “Nesse período, nós continuamos trabalhando os nossos sistemas e evoluímos em muitos pontos. No geral, esse teste é a retomada da operação. Nós estamos testando os nossos equipamentos e sistemas em situação de campo. Estamos observando como tudo isso se comporta com o pessoal coletando em campo, uma vez que a transmissão é on-line”, disse.

Teste do Censo 2022 

De acordo com o IBGE, o Censo Demográfico é o único levantamento estatístico brasileiro que abrange todos os domicílios, nos 5.570 municípios do Brasil, para contar quantos somos, saber onde estamos e mostrar como vivemos. O bairro de Amaralina foi escolhido em Salvador a partir critérios técnico-operacionais, como tamanho e concentração de domicílios

No teste, o instituto poderá avaliar, em campo, os equipamentos e sistemas de coleta, supervisão e transmissão de dados; a compreensão do questionário do Censo, sobretudo de temas novos como o autismo, os protocolos sanitários, e a receptividade da população.  No geral, o teste funciona como um ensaio geral para o Censo Demográfico em si, no qual todas as etapas da pesquisa serão executadas. Assim, durante o mês de novembro, os recenseadores estão percorrendo Amaralina, visitando todos os cerca de 2.000 domicílios do bairro e, em cada um deles, entrevistando ao menos um morador. 

A estimativa é contar uma população de aproximadamente 7.000 pessoas. Para a pesquisa, é possível escolher entre responder o questionário presencialmente, pela Internet ou agendando a entrevista pelo telefone. 

Primeira vez na Bahia

Essa também é a primeira vez que ocorre um teste do Censo na Bahia. A escolha do bairro de Amaralina, além de atender a alguns critérios técnico-operacionais, deve-se também a um simbolismo de estreia. Isso porque no Censo 2022, pela primeira vez, a cidade de Salvador terá informações oficiais e detalhadas para seus 170 bairros.

Orçamento

O Censo deve começar em 1º de junho de 2022. Em outubro deste ano, a Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento, do Ministério da Economia, autorizou uma emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2022, fixando o valor total de R$ 2.292.907.087 para o orçamento do Censo Demográfico 2022, garantindo a integralidade da demanda de recursos do IBGE.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!