Na estreia de Guto, Bahia bate Athletico-PR e deixa zona de rebaixamento do Brasileirão

Tricolor é melhor na partida e volta a somar três pontos após quatro jogos de jejum

[Na estreia de Guto, Bahia bate Athletico-PR e deixa zona de rebaixamento do Brasileirão]

FOTO: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Na estreia de Guto Ferreira no comando técnico, o Bahia venceu o Athletico-PR por 2 a 0, em confronto disputado na noite deste sábado (9), na Arena da Baixada, em Curitiba, válido pela 25ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor voltou a vencer após quatro rodadas de jejum, deixou parcialmente a zona de rebaixamento, aparecendo na 16ª posição, com 26 pontos, mas pode voltar caso o Santos vença o Grêmio em jogo que complementa a rodada. Já o Athletico-PR permanece em sétimo, com 33 pontos.

Foi uma primeira etapa onde o Bahia provou ser uma equipe mais organizada defensivamente e que ocasionalmente aproveitava alguns poucos contra-ataques para chegar perigosamente diante do gol do Athletico-PR. Apesar de ter sido uma equipe mais ofensiva, o Furacão não conseguiu ter precisão nas chegadas ao ataque, inclusive finalizando com pouco perigo para a meta de Danilo Fernandes. Manteve mais posse de bola, mas pouco repertório nas jogadas.

Mais ligado já no começo da partida, o Bahia esteve perto de abrir o placar já antes de um minuto de jogo.

A defesa do Athletico saiu jogando errado e deu a bola nos pés de Mugni, que rapidamente acionou Gilberto, que cara cara com Santos bateu fraquinho, facilitando a defesa do goleiro do Furacão.

O Tricolor conseguiu ter uma nova boa chegada aos 19 minutos. Juninho Capixaba passou para Mugni no lado esquerdo, o argentino devolveu a bola para o lateral, que poderia ter levado mais perigo ao gol de Santos, se não fosse a intervenção de Thiago Heleno, que jogou a bola para escanteio.

Apesar do Tricolor ter tido duas boas chegadas, o ataque do Furacão foi o mais perigoso da partida até então. Aos 24 minutos, Bissoli recebeu passe de Erick de fora da área, avançou diante da desorganizada defesa do Bahia e chutou cruzado, com muito perigo, e a bola passou raspando a trave de Danilo Fernandes. Quase o primeiro do Bahia.

O Furacão voltou a chegar com perigo aos 41 minutos, em cobrança de falta de Terans, que passou por cima da barreira e poderia ter ido para as redes, se não fosse a bela defesa de Danilo Fernandes. Os paranaenses mal sabiam, mas a chance faria falta poucos minutos depois.

Aos 43 minutos, após lançamento para frente do ataque, Gilberto desviou de casquinha na bola e deixou Raí Nascimento de cara com Santos, para finalizar rasteiro, para o fundo das redes dos paranaenses. Foi o primeiro gol do Bahia no jogo e o primeiro do atacante no futebol brasileiro.

Na volta do intervalo, os times ainda trocavam passes de forma modesta, mas o Bahia demonstrou mais atenção na partida, e por isso conseguiu ampliar o placar cedo.

Aos quatro minutos, após levantamento de Juninho Capixaba para dentro da área, Gilberto subiu sozinho dentro da área e testou firme para as redes de Santos. Foi o 10º do artilheiro do Brasileirão. 2 a 0 para o Bahia.

Com vantagem mais confortável em campo, o Bahia passou a focar mais em administrar o resultado, trocando passes com paciência, e até passou a ceder mais campo para o Athletico, que passou a chegar com mais perigo.

Aos 12 minutos, Terans recebeu passe de fora da área e disparou um chutaço para o gol, mas parou na defesa de Danilo Fernandes, que espalmou para escanteio.

Sem desistir de diminuir o placar, que poderia por fogo na partida, o Athletico-PR voltou a chegar aos 24 minutos. Nikão recebeu da entrada da área e fez o cruzamento preciso para dentro da área, Pedrinho apareceu livre no segundo pau e bateu de chapa na bola, parando na grande defesa de Danilo Fernandes, que jogou a bola para escanteio.

Totalmente recuado após conseguir a vantagem, o Bahia permitiu que o Athletico continuasse chegando com perigo na partida.

Aos 30 minutos, Kayzer recebeu passe dentro da área e encheu o pé para o gol, mas parou na boa defesa de Danilo Fernandes, salvando os baianos.

O Athletico permaneceu com uma intensa pressão para cima da zaga do Bahia no jogo, mas apesar de muitas tratativas, não conseguiu ser eficiente nas finalizações, até teve uma ótima chance aos 45 minutos, quando após cobrança de escanteio para área do Bahia, a bola sobrou dentro da área para Nikão, que soltou uma bomba e a bola explodiu no travessão.

Sem maiores novidades, o apito final do árbitro decretou o triunfo do Tricolor por 2 a 0 sobre o Furacão.

Análise do Bahia na partida

Quatro jogos depois, o Bahia volta a vencer, e mais que isso, ter uma atuação convincente no Brasileirão. O efeito Guto Ferreira surtiu efeito e o Tricolor teve uma boa apresentação em Curtiiba, mais organizado defensivamente e tendo um trunfo que até outras rodadas se apresentava como pesadelo: a bola aérea. Rendeu mais que o esperado e além de por fim ao tabu de não vencer na Baixada desde 2018, ainda tirou o time provisoriamente da zona de rebaixamento. Agora a torcida é para um empate entre Santos e Grêmio ou então um triunfo do Tricolor gaúcho.

Como não se via há muito tempo, o Bahia se portou como uma equipe que deseja fugir do rebaixamento, postura diferente do que se via nas rodadas anteriores. Sob o comando de Guto, que tende a ser um treinador que preza muito uma defesa sólida, é provável que o Tricolor alcance franca evolução no campeonato.


Comentários