Na primeira partida do ano, Vitória empata com Operário e segue perto do Z-4
Rubro-Negro faz partida ruim e perde chance de abrir vantagem para zona de rebaixamento

Foto: Pietro Carpi/ECV
Na estreia do novo uniforme e na primeira partida do ano, o Vitória empatou com o Operário por 1 a 1, em confronto disputado na noite deste domingo (3), no Barradão, válido pela 32ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, Leão sobe para 15ª posição, com 37 pontos, enquanto o Fantasma sobe para 11º lugar, com 42 pontos.
Foi uma partida boa de se ver. Vitória e Operário fizeram uma partida lá e cá, mas sem tantas chances claras de gol. O Leão dominou as ações do jogo, ocupou frequentemente o campo de ataque, mas pecava no último passe. Já o Fantasma tinha dificuldade na criação de jogadas, e aproveitava as brechas dadas pelo Rubro-Negro para poder encaixar alguns contra-ataques, por mais que não tivesse tanto sucesso.
O Leão abriu o marcador já aos dois minutos de jogo. Em cobrança de falta perfeita, Vico bateu por cima da barreira e viu a bola morrer no cantinho do gol do Fantasma. 1 a 0 para o Vitória no Barradão.
Se foi na bola parada que o Vitória marcou, foi também na bola parada que o Leão sofreu o gol de empate.
Aos seis minutos. Marcelo fez levantamento preciso para dentro da área do Vitória em cobrança de falta, e Ricardo Bueno cabeceou na trave, mas a bola foi morrer no fundo das redes de Cesar.
O Vitória voltou a chegar com perigo aos 22 minutos. Após boa jogada, Fernando Neto tocou para Thiago Lopes finalizar rasteiro de fora da área, ver a bola desviar na zaga do Operário e sair com muito perigo.
Com uma primeira etapa sem muitas oportunidades criadas, a primeira etapa foi encerrada com empate parcial.
Na volta para segunda etapa foi o Vitória que teve a primeira boa chance. Aos seis minutos, Léo Ceará cobrou falta da intermediária com muita força, no centro do gol, e deu trabalho para Martín Rodríguez, que espalmou para escanteio.
O Operário respondeu com muito mais perigo aos 10 minutos. Douglas Coutinho arriscou de muito longe, e a bola bateu no travessão de César.
Após um longo período sem muitas chances claras, o Vitória voltou a chegar com perigo aos 30 minutos. Vico arriscou da entrada da área no meio do gol, e Martín Rodríguez espalmou para o lado, afastando o perigo.
O Vitória pressionou ao longo da segunda etapa e até os minutos finais, mas não conseguiu furar o bloqueio do Operário no jogo. Com isso, o placar não foi novamente alterado ao apito final do árbitro.
A próxima partida do Vitória será no próximo sábado (9), às 19h, contra o América, no Independência, em Minas Gerais. Já o Operário joga um dia antes, na sexta (8), às 18h15, contra o Oeste, no Germano Kruguer, no Paraná.
Análise do Vitória na partida
Novo ano e velhos problemas. O Vitória segue uma equipe com lampejos de qualidade técnica e com muitos problemas evidentes. A equipe segue com repertório pobre de jogadas, um tanto apático quando chega ao campo de ataque, além das deficiências do elenco se manifestarem frequentemente nas partidas.
O jogo de hoje foi duro de assistir. É verdade que o Vitória pressionou, uma questão óbvia por jogar em casa e precisar do resultado, mas o time pressiona aos trancos e barrancos, sem organização e errando uma quantidade absurda de passes. Claro que não pode resultar em algo produtivo.
É importante que o torcedor do Vitória saiba disso: Vai ser esse sofrimento até o fim da Série B. Com esse futebol de péssima qualidade, resta ao Rubro-Negro duas opções: reagir e tentar ao menos se portar como um time organizado ou então seguir essa equipe sofrível dentro de campo, e apenas torcer para que os concorrentes diretos não o ultrapassem.