'Não deixaria', diz Teich sobre distribuição de cloroquina nas aldeias indígenas

Ex-ministro disse nesta quarta (5), que sempre foi contra a distribuição do 'Kit Covid'

['Não deixaria', diz Teich sobre distribuição de cloroquina nas aldeias indígenas]

FOTO: Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quarta-feira (5), em depoimento à CPI da Covid, que é contra a distribuição de cloroquina. Anteriormente, o governo federal orientou e distribuiu o chamado "kit Covid" a povos na Amazônia. Em depoimento, o ex-ministro disse que se tivesse conhecimento da distribuição dos medicamentos  "não deixaria".

Ele disse ainda que sempre foi contra a distribuição de cloroquina em aldeias indígenas.  Nelson Teich afirmou que, enquanto ministro, não teve conhecimento da iniciativa e, se tivesse, não teria permitido.  “Minha orientação era contrária. Claro que sempre é possível acontecer alguma coisa, é uma máquina grande, mas não era do meu conhecimento e se tivesse sabido não deixaria fazer”, disse o ex-ministro ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A CPI da Covid no Senado vai receber de representantes indígenas uma lista de pelo menos 15 tópicos a serem apurados pela comissão que vai investigar as ações e possíveis omissões do governo federal durante a crise sanitária da Covid-19, doença causada pleo novo coronavírus, nas aldeias. Entre as denúncias está uma orientação do próprio Ministério da Saúde para o uso de ivermectina e cloroquina em índios do Amazonas que apresentem sintomas da doença.  O tratamento do chamado “kit Covid” é questionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e cientistas, uma vez que não existe nenhuma comprovação da eficácia dos medicamentos.
 


Comentários