"Não reflete a atuação do governo", afirma Joaquim Leite sobre alta no desmatamento
Número foi 21,97% maior que o mesmo período do ano passado

Foto: Lincoln Siebra/MRE
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que a alta no número do desmatamento na Amazônia Legal “não reflete a atuação do governo nos últimos meses”. Na comparação com o ano passado, o aumento foi de 21,97%.
“Os números apresentados hoje, são números que tiveram uma alta [no desmatamento], não refletem a atuação dos últimos meses [do governo federal]. Estamos sendo presentes, e a Força Nacional, com Ibama e ICMBio, tem atuado em 23 municípios de forma permanente. São números ainda que são desafios para nós. Teremos que ser mais contundentes em relação a esses crimes”, afirmou.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados mais cedo, entre 1 de agosto de 2020 a 31 julho de 2021, o desmatamento da Amazônia chegou em 13.235 quilômetros quadrados.
Joaquim Leite afirma que o governo federal tem se reunido com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater o desmatamento. Além disso, ele afirma que a ação de combate começou há três meses e, por isso, ainda não apareceram os resultados.
“Os resultados têm que aparecer nos números. O resultado dessa atuação que começou nos últimos 3 meses tem que começar a refletir nos números, porque ainda não apareceu”, disse. “Vamos começar a executar o orçamento de mais de milhões para o Ibama e ICMBio para deixá-los mais modernizando.”, completou.
O ministro ainda afirma que “739 homens, que estão em processo de contratação, estarão atuando no início do ano que vem” nos locais com foco de desmatamento.