“Não tenho medo do governo Trump”, diz Papa Leão XIV em resposta às críticas feitas por Donald Trump
O Papa ainda afirmou que membros da Igreja não são políticos.

Foto: Papa Leão XIV. Créditos: Lula Oficial/ Wikimedia Commons. | Donald Trump. Créditos: Michael Vadon/ Wikimedia Commons.
O Papa Leão XIV respondeu às críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao falar com jornalistas durante um voo de Roma para a Argélia, nesta segunda-feira (13). Ele disse que não tem medo do governo estadunidense e que os membros da Igreja não são políticos.
“Não tenho medo do governo Trump nem de proclamar em voz alta a mensagem do Evangelho, que acredito ser o que estou aqui para fazer, o que a Igreja está aqui para fazer”, disse. E complementou : “Não somos políticos, não lidamos com assuntos externos sob a mesma perspectiva que ele pode compreender, mas acredito na mensagem do Evangelho como promotor da paz”, afirmou.
O líder máximo da Igreja Católica ainda declarou à agência internacional de notícias Reuters que vai continuar se posicionando “de forma firme” contra a guerra e “buscando promover a paz”.
“Vou continuar me posicionando de forma firme contra a guerra, buscando promover a paz, incentivando o diálogo e relações multilaterais entre os Estados para encontrar soluções justas para os problemas”, pontuou.
O Papa concluiu afirmando que seu papel não é político.
“A mensagem da Igreja, a minha mensagem, a mensagem do Evangelho: bem-aventurados os pacificadores. Não vejo meu papel como político, como um homem político”, concluiu.
No dia anterior, Donald Trump havia feito críticas ao pontífice na rede social Truth Social. Nas publicações, o presidente caracterizou o líder religioso como fraco no “combate ao crime e péssimo em política externa” e afirmou que ele foi escolhido pelo fato da Igreja achar que seria a melhor opção para lidar com o presidente, por ser americano.
“O papa Leão XIV é FRACO no combate ao crime e péssimo em política externa (...) Eu não quero um papa que ache que tudo bem o Irã ter uma arma nuclear. Não quero um papa que ache terrível que os Estados Unidos tenham atacado a Venezuela. E não quero um papa que critique o presidente dos Estados Unidos", escreveu. E, em seguida, publicou: "Leão deveria ser grato porque, como todos sabem, ele foi uma surpresa chocante. Ele não estava em nenhuma lista para ser papa e só foi colocado lá pela Igreja porque era americano — e acharam que essa seria a melhor forma de lidar com o presidente Donald J. Trump. Se eu não estivesse na Casa Branca, Leão não estaria no Vaticano”, complementou.
Antes de fazer as publicações, o presidente ainda disse a repórteres que não é “um fã do papa Leão XIV”.
“Não sou um grande fã do Papa Leão. Ele é uma pessoa muito liberal e não acredita em acabar com o crime”, disse.


