Tecnologia

Nasa afirma que anéis de Saturno ficarão invisíveis para nós por 18 meses

Ilusão de ótica será criado por inclinação do eixo de órbita do planeta gasoso

Por Da Redação
Ás

Nasa afirma que anéis de Saturno ficarão invisíveis para nós por 18 meses

Foto: Divulgação/Nasa

Os icônicos anéis de Saturno ficarão praticamente invisíveis aos observadores terráqueos, a partir de março de 2025, segundo a Nasa. Isso porque o gigante gasoso se posiciona em um plano perfeitamente horizontal, a cada 13,5 a 15,7 anos, que camufla as faixas de poeira cósmica a partir da perspectiva da Terra. A inclinação permanecerá assim por um período de 18 meses, com o pico de exibição ocorrendo em 2032.

De acordo com o site de divulgação científica Earth.com, quando o eixo de órbita de Saturno chegar a zero em relação a nossa posição será como ver "uma folha de papel de lado quando posicionada na extremidade de um campo de futebol".

Os sete anéis distintos, do sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, são compostos de detritos rochosos e poeira. Segundo dados científicos eles podem ter sido formados por restos de cometas, asteroides e luas, despedaçados pela forte atração gravitacional do corpo celeste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário