NASA divulga foto do 'asteroide do fim do mundo', o Bennu

O asteroide tem pouco de 490 metros de diâmetro

[NASA divulga foto do 'asteroide do fim do mundo', o Bennu]

FOTO: Reprodução/ Nasa

Uma nova imagem em altíssima resolução do asteroide Bennu foi divulgada pela NASA. A sonda OSIRIS-Rex fez o registro que mostra o corpo celeste em detalhes nunca antes vistos. A foto ajudará a guiar a nave em sua missão até a superfície dele, com o objetivo de coletar amostras para análise na Terra.

Com 5 cm por pixel, a super foto tem a resolução mais alta na qual um corpo planetário já foi mapeado. Ela foi feita a partir de 2.155 imagens registradas pela sonda espacial, entre os dias 7 de março e 19 de abril de 2019, a cerca de 3 a 5 quilômetros de distância da superfície do Bennu.

Segundo a agência espacial americana, a nave pousará no Bennu no segundo semestre deste ano, e deve permanecer até 2021. A sonda deve voltar à Terra em 2023, trazendo materiais para estudo nos próximos anos, que poderão dar informações sobre as origens do sistema solar.

O "asteroide do fim do mundo"

Descoberto em 11 de setembro de 1999, o 101955 Bennu é um asteroide com pouco mais de 490 metros de diâmetro, que cruza a órbita terrestre a cada seis anos. De acordo com cálculos dos astrônomos, ele tem 1 chance em 2.500 de colidir com a Terra no ano 2135.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!