Nasa lança telescópio que supera o Hubble em dezembro

James Webb foi criado para captar as primeiras galáxias do Universo

Por Da Redação
Ás

Nasa lança telescópio que supera o Hubble em dezembro

Foto: Nasa

No dia 18 de dezembro deste ano, a Nasa, agência espacial americana, vai lançar ao espaço o telescópio espacial James Webb. Trata-se de um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos, como estrelas e galáxias, super distantes no espaço. A massa é de 6,5 toneladas, segundo a agência espacial.  

O James Webb é o novo telescópio espacial da Nasa (JWST, na sigla em inglês: James Webb Space Telescope). Ele vai complementar o Hubble, telescópio mais famoso da agência, que está há 31 anos em órbita. De acordo com a Nasa, o lançamento dele é extremamente importante porque vai permitir aos astrônomos, literalmente, enxergar coisas no Universo que eles não conseguiam ver antes.

Nas palavras da própria Nasa, o telescópio vai "alterar de forma fundamental o nosso entendimento sobre o universo". O lançamento do James Webb é descrito pela agência como "um momento Apollo", em uma referência às missões Apollo de exploração lunar, que levaram o primeiro homem a pisar na Lua em 1969.

O novo telescópio espacial vai permitir diversos avanços em relação ao Hubble. O primeiro é que ele é maior, então consegue captar bem mais luz e enxergar mais longe. Seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (quase 3 vezes maior do que o do Hubble). Outro é que o James Webb só consegue enxergar em infravermelho. Esse tipo de radiação não é visível para o Hubble.

Como a luz infravermelha tem um comprimento de onda mais longo que os outros, o James Webb vai conseguir olhar mais para trás no tempo – e enxergar as primeiras galáxias que se formaram no início do Universo. O JWST, no entanto, não é o primeiro telescópio da Nasa que consegue enxergar em infravermelho: o Spitzer, aposentado em janeiro do ano passado, também conseguia fazer isso. Mas o espelho primário do James Webb é quase 60 vezes maior em área. Ainda segundo a Nasa, o James Webb vai ficar a 1,5 milhões de km da Terra.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário