Natal Orquestrado se instala no Centro Histórico de Salvador no final de semana
Público se encanta com as apresentações musicais que percorrem a cidade

Foto: Divulgação
Após encantar o público que esteve na Praça da Revolução, em Periperi, o Natal Orquestrado se instala nesta semana no bairro do Rio Vermelho e no Centro Histórico de Salvador. A ação, desenvolvida através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM), tem o objetivo de levar gratuitamente muita música para a população, com clássicos que trazem lembranças e esperança em meio ao clima natalino que já toma conta da capital baiana.
No Rio Vermelho, as apresentações acontecem no Largo da Mariquita, a partir das 17h30. Na quinta-feira (9), o público poderá conferir o maestro Ângelo Rafael, comandando o Coral Ecumênico da Bahia (CEB) e, em seguida, a Orquestra de Sérgio Benutti. Na sexta-feira (10), o maestro Ângelo Rafael e o CEB estarão de volta. Já no Centro Histórico, o palco do projeto será o Largo do Cruzeiro de São Francisco, com programação a partir das 18h30. No próximo sábado (11), quem vai animar o público é a Orquestra de Paulo Primo e, no domingo (12), será a vez da Orquestra de Zeca Freitas.
Além de levar música de qualidade aos bairros da capital baiana, o projeto também tem o propósito de recuperar o Natal tradicional com a reunião de famílias. O evento segue respeitando os protocolos de enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Na semana passada, o Natal Orquestrado abrilhantou o público que esteve na Praça da Revolução, em Periperi. No local, a programação envolveu a Banda de Música da Guarda Civil Municipal, o Coral Ecumênico da Bahia e a Orquestra Ecumênica da Bahia, além da Banda de Música do Maestro Wanderley e a orquestra do maestro Fred Dantas, que recebeu a participação da cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB).
Encantada com as orquestras, a moradora Cássia Lima, 55 anos, se emocionou ao falar sobre as apresentações. “Tudo isso foi emocionante. Eu já havia assistido o musical da orquestra da GCM antes e, assim que soube que eles estariam aqui na praça da Revolução, não medi esforços para vir. Trazer esse evento orquestral para o bairro de Periperi nos traz mais alegria, além da logística de não precisar se deslocar para outros lugares para ver decorações e apresentações de natal”, contou a moradora.
O motorista Anderson Pontes, 44 anos, mora no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e não perdeu a oportunidade de prestigiar as orquestras. Para ele, as apresentações superaram as expectativas. “Estava no shopping com a minha família e, na volta, sugeri que passássemos aqui e eles toparam na hora. Ficamos surpresos com o que vimos, as apresentações foram lindas e a iluminação está show”, avaliou.


