Navio com minério de ferro da Vale é afundado na costa do Maranhão; veja vídeo
Embarcação encalhou no dia 18 de fevereiro

Foto: Marinha/ Divulgação
O navio cargueiro Stellar Banner, foi afundado nesta sexta-feira (12). Ele havia tombado na costa do Maranhão em fevereiro, com 295 mil toneladas de minério de ferro da Vale. Antes do afundamento, o minério de ferro foi retirado, além de boa parte do óleo que havia no navio.
O Ibama avalia quais punições serão aplicada em virtude dos danos ambientais causados pelo vazamento de óleo no mar, além do próprio naufrágio da embarcação. Agentes já tinham confirmado o vazamento de 333 litros de óleo no mar, mas esse número pode aumentar após a conclusão das análises técnicas. Não há informações sobre o valor de autuações.
O navio, que é de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris, foi afundado a cerca de 150 quilômetros da costa. O barco, que estava encalhado desde o dia 28 fevereiro, saiu porto de Itaqui e seguiria para o porto de Qingdao, na China.
O Stella Banner estava carregado com cerca de 4 mil metros cúbicos de óleo, ou 4 mil toneladas. Esse óleo é extremamente tóxico e danoso ao meio ambiente. A embarcação mede 55 metros de largura por 340 metros de comprimento, o que equivale à área de mais de três campos de futebol. O calado do barco (profundidade dentro da água) é de 21,5 metros, uma altura similar à de um prédio de sete andares.