Negros tiveram menos de 30% em vagas e verbas no pleito de 2016
Liminar que antecipa verba proporcional a todos os candidatos será votada esta semana

Foto: Reprodução
De acordo com dados compilados pelo DeltaFolha da última eleições municipais, pretos e pardos foram destinados a segundo plano da distribuição das vagas e das verbas de campanha no pleito de 2016.
Na disputa pelo cargo maior de gestor municipal, pretos e pardos tiveram apenas 29% das vagas e 24% do dinheiro público distribuído pelos partidos - o fundo partidário.
Em relação aos candidatos a vereador, as vagas foram mais divididas, mas o dinheiro também continuou, na maior parte, com os candidatos brancos, que tiveram 10% a mais do que candidatos pardos e 58% a mais do que os pretos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decidido que a partir das eleições presidenciais de 2022 toda a verba pública das campanhas e espaço na propaganda eleitoral seriam distribuídas proporcionalmente aos candidatos brancos e negros.
Contudo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu uma decisão provisória para antecipar a medida para as eleições que ocorrerão em novembro deste ano. A liminar será decidida pelo plenário do STF nos próximos dias.