Netanyahu diz que ataque que matou 7 de ONG em Gaza foi 'involuntário'

Israel diz que investigação foi aberta sobre o caso

[Netanyahu diz que ataque que matou 7 de ONG em Gaza foi 'involuntário']

FOTO: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira (2) que o ataque que matou de sete funcionários de uma ONG que distribuía comida na Faixa de Gaza foi "involuntário".

"Isso acontece na guerra", disse Netanyahu. "Foi um caso trágico no qual nossas forças atingiram involuntariamente pessoas inocentes na Faixa de Gaza", afirmou o premiê após receber alta do hospital onde foi submetido a uma cirurgia de hérnia.

Israel diz que investigação foi aberta sobre o caso. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que as Forças de Defesa de Israel e tomadores de decisão estão fazendo "tudo" para evitar danos a civis.

O incidente será investigado pelas autoridades competentes para garantir que conclusões necessárias sejam dadas para a manutenção da segurança de trabalhadores humanitários. Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Os trabalhadores morreram em um bombardeio ontem na Faixa de Gaza. Eles trabalhavam para a ONG americana World Central Kitchen (WCK, "Cozinha Central Mundial", em tradução do inglês), que distribui comida em Gaza.

Em nota, a entidade disse que o ataque foi "uma tragédia". A organização fundada pelo chef americano-espanhol José Andrés indicou que as vítimas eram originárias da Austrália, Polônia e Reino Unido. Entre os mortos, há também um cidadão com dupla cidadania americana e canadense e um palestino. A nacionalidade de uma sétima vítima ainda não foi revelada.

A WCK decidiu "suspender suas operações na região". Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro de 2023, a ONG participou de diversas operações de distribuição de refeições. Em março, a WCK integrou uma imensa ação de envio e entrega de ajuda humanitária por meio de um navio que saiu do Chipre e atracou em um porto improvisado no enclave palestino.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!