Nikolas Ferreira diz que vai à Justiça contra Lula após fala que o associa ao crime organizado
O presidente vinculou o vídeo viral do deputado à facilitação de esquemas como o do PCC

Foto: Reprodução/Instagram
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, nesta sexta-feira (29), que acionará a Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por "difamação", após o presidente alegar que o deputado teria defendido o crime organizado.
"Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu DEFENDI o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação assim como farei com todos os demais - estou compilando tudo", afirmou Nikolas.
Sem citar Nikolas nominalmente, Lula afirmou que a campanha contra uma norma da Receita Federal que previa maior supervisão de movimentações financeiras de fintechs teria auxiliado a atuação do crime organizado. A declaração faz referência ao vídeo de Nikolas Ferreira sobre uma suposta "taxação do Pix", que alcançou mais de 200 milhões de visualizações no início do ano.
"Tem um deputado que fez uma campanha contra a mudança que a Receita Federal propôs, e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado", disse Lula.
Além do petista, a subsecretária de fiscalização da Receita, Andrea Costa Chaves, também relacionou a campanha iniciada por Nikolas Ferreira aos esquemas fraudulentos como o do Primeiro Comando da Capital (PCC), revelados na quinta-feira (28) pela megaoperação da Polícia Federal (PF). Segundo ela, o uso de fintechs pelo crime organizado para lavar dinheiro se apoiou justamente em brechas de regulação, especialmente após a retirada da exigência de envio de dados à Receita no início de 2025 - após o viral de Nikolas.
Confira a publicação abaixo:
Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu DEFENDI o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação assim como farei com todos os demais - estou compilando… pic.twitter.com/dEH8HPZiBe
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 29, 2025