Nissan Frontier 2026: picape virá da China ou da Austrália ?

Picape tem duas possibilidades de vir ao Ocidente

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Nissan Frontier 2026: picape virá da China ou da Austrália ?

A Nissan já tem um certo tempo com a Frontier atual. E com o fim da produção na Argentina, nossa Frontier vem do México onde o mercado é mais dinâmico e já pede por mudanças. A imprensa internacional aponta que o futuro da picape média da Nissan pode ser a China ou a Austrália. São dois produtos diferentes que podem garantir longevidade para a utilitária 4x4 da marca japonesa. 

A nova geração da Nissan Frontier na Oceania é um projeto "da casa", fruto da aliança com a Mitsubishi. A estreia da nova picape não guardou segredo algum: se trata da Mitsubishi Triton com visual repaginado, ajustes de suspensão e dirigibilidade, de acordo com a engenharia local.

A nova Nissan é de fato uma Mitsubishi L200 ou Triton em todo o projeto, do chassi, motor à estrutura de suspensão (duplo A) e até mesmo o painel interno são os mesmos da utilitária Nissan. A princípio é um projeto para a Oceania mas a Nissan pode exportar essa ideia para os outros países uma vez que a Triton é uma picape mundial.

A marca japonesa luta contra uma crise global que já levou a fechamento de fábricas, demissões e cortes nas verbas de desenvolvimento de novos veículos. A postura aliás, parece correta: racionalizar projetos e usar as armas "dentro de casa" para ter novidades. Dentro da aliança, o projeto da Mitsubishi é o mais recente e faria sentido usar os recursos para aprimorar e modernizar a picape.

Na Ásia e Oceania o motor dessa picape é um legítimo projeto longevo e japonês. Motor 2.4 turbodiesel de 203cv com 47,9kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis marchas e tração 4X4. O público conhece muito bem essa solução disponível na Triton e também na linha Pajero.

A Nissan conseguiu incorporar todo o sistema ADAS na nova geração da Frontier com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de permanência em faixa, alerta de ponto cego entre outros na sua picape. 

Dois caminhos para o mesmo segmento

Resta saber qual será a estratégia da Nissan para a América do Sul. A Nissan tem seus produtos para os Estados Unidos mas do México até a Argentina vai precisar de uma nova picape.

Por aqui podemos tanto importar ou produzir no México a picape chinesa da Dongfeng quanto receber a picape da Oceania. Hoje o caminho mais próximo é a parceria com os chineses. A Nissan está testando vários carros desenvolvidos com a Dongfeng que podem chegar à América do Sul. Mas se isso vai se repetir no caso das picapes ainda é uma incógnita.

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