No ano passado, denúncias de violência doméstica caíram 31% nos canais do governo
Foram 124,8 mil em 2018 e 85,4 mil em 2019

Foto: Reprodução/ Metropóles
Entre 2018 e 2019, caiu 31,5% o número de denúncias feitas para a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180. Foram 124,8 mil em 2018 e 85,4 mil em 2019. Os dados são do do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e foram disponibilizados pela Fiquem Sabendo, agência especializada na Lei de Acesso à Informação.
Em 2018 e 2019 foram 210,2 mil ligações recebidas pelos dois serviços. Desses, 148,7 mil traziam informações sobre casos de violência doméstica, o que representa 71% das ligações feitas nos dois últimos anos. Em 2018, foram 81,2 mil denúncias. Em 2019, esse número caiu para 67,4 mil, uma queda de 17% entre os dois anos.
As ameaças estão em segundo lugar quando somados os dois anos, com 20,3 mil casos, com relatos de violências físicas em seguida.
Para a professora de Sociologia na Universidade de Brasília, Lourdes Bandeira, os dados de denúncia recebidas no Ligue 180 não refletem a realidade que ela tem observado. “A violência doméstica não caiu, ela se mantém, na verdade”.
A especialista também apontou que a menor atuação nas políticas de acolhimento à mulher desestimula novas ligações, já que as pessoas que denunciam não veem um benefício a partir da revelação do problema. “A ministra declarou que ela tinha uma atuação terrivelmente religiosa, e isso pode afastar muitas mulheres. Muitas não têm nada a ver com religião, e podem achar que correm risco em denunciar no Ministério das Mulheres".
Ainda segundo as informações compiladas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as denúncias recebidas trazem cor, raça e sexo.