No Dia Mundial da Prevenção de Quedas de Idosos, médico dá dicas para evitar acidentes

Dr. Paulo Camiz fala sobre os cuidados para evitar as quedas na terceira idade

Por Michel Telles
Às

No Dia Mundial da Prevenção de Quedas de Idosos, médico dá dicas para evitar acidentes

Foto: Divulgação

Hoje (24 de junho) é celebrado o Dia Mundial da Prevenção de Quedas de Idosos, a data foi criada pela ONG britânica Help the Aged International, e no Brasil é celebrada desde 2008, com o intuito de conscientizar a população para os cuidados com as pessoas da terceira idade. Pensando nisso, o Dr. Paulo Camiz, clínico geral e geriatra, professor colaborador de Clínica Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, alerta sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde, principalmente, em decorrência de quedas que se tornam mais comuns ao público idoso.

“Manter hábitos saudáveis é um fator fundamental para envelhecer de forma tranquila, porém, após um episódio de queda a pessoa pode ficar mais fragilizada, e a tendência é que ela diminua o ritmo ou até mesmo deixe de fazer atividades simples, como andar, com medo de cair. O suporte psicológico nesse momento é fundamental para recuperar a confiança e a autoestima”, afirma o Dr. Camiz.

O relatório Global da OMS sobre prevenção de quedas para a pessoa idosa relata que a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos é de aproximadamente 28% a 35%, aumentando uma proporção para 32% a 42% para a faixa etária com mais de 70 anos.  A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda, e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências.

O Dr. Camiz comenta ainda que exercícios físicos específicos podem colaborar bastante na resistência física na terceira idade, “Costumo dizer que a atividade física ideal tem que te preparar para as suas necessidades cotidianas, no caso do idoso, ele precisa fazer muito bem atividades curtas como caminhar, subir e descer escadas, sair da cama, tomar banho e etc. por isso, a musculação associada a exercícios de equilíbrio, ajudam a prevenir quedas. E a musculação deve seguir uma ordem crescente de prioridade, primeiro fortalecer as pernas, para carregar o peso do próprio corpo, depois fortalecer as costas para manter uma boa postura e o abdômen para ajudar as costas”.

Dentro de casa, algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença: mantenha casa bem iluminada e instale interruptores em locais de fácil acesso para não precisar caminhar no escuro para acender a luz, tenha cuidado com tapetes no caminho, procure manter os móveis numa disposição que favoreça a livre circulação, no banheiro use tapetes antiderrapantes e barras para maior segurança e apoio, deixe todos os objetos de uso habitual em locais de fácil acesso para não precisar subir ou descer escadas para alcançá-los.

Procurar o médico somente quando surge algum desconforto, acidente ou doença pode ser um problema no futuro, “O acompanhamento médico regular também faz parte do trabalho preventivo e é um dos pilares para um envelhecimento saudável”, completa o Dr. Camiz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário