No encerramento do turno, Bahia é derrotado pelo Santos fora de casa pelo Brasileirão
Resultado mantém Tricolor próximo ao Z-4

Foto: Bruno Queiroz/EC Bahia
O Bahia foi derrotado pelo Santos por 3 a 1, em confronto disputado na noite deste domingo (1), na Vila Belmiro, em São Paulo, válido pela 19ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor se mantém na 15ª colocação, com 19 pontos somados. Já o Peixe segue na sexta colocação, com 30 pontos.
Foi uma boa primeira etapa disputada na Vila. Um jogo aberto, com boas chances para ambas as equipes e bem equilibrado. O Bahia encontrou facilidades no jogo principalmente no setor de meio campo. Como o Santos é um time que ataca, mas deixa a defesa exposta, o Tricolor teve certa facilidade para jogar no contra-ataque. Já o Peixe viu o jogo render pelas laterais, onde teve os principais avanços ao ataque. Além do mais, os paulistas foram bem eficientes nas finalizações que teve no jogo.
O primeiro chute à gol do jogo aconteceu aos 4 minutos, em finalização de Juninho Capixaba, mas que saiu pela linha de fundo.
Diferente do Tricolor, o Santos foi eficiente na primeira finalização que teve na direção do gol. Aos oito minutos, Soteldo fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para dentro da área, Madson se antecipou a Juninho Capixaba e desviou para o fundo das redes de Douglas.
Pouco tempo depois, o Bahia quase empatou o jogo aos 10 minutos. Élber fez boa jogada individual e chutou para o gol da entrada da área, o goleiro João Paulo defendeu, deu rebote, Gilberto fechou na finalização, e o goleiro santista fez um milagre, se esticando todo para defender o chute do camisa nove do Bahia, jogando para escanteio.
O Santos voltou a chegar com perigo aos 25 minutos, em arremate de Jean Motta de fora da área, que exigiu boa defesa de Douglas, jogando para escanteio.
No segmento do lance, o Peixe conseguiu ampliar o marcador. Aos 25 minutos, após cruzamento para área do Tricolor, Douglas bateu roupa na hora de defender, a bola sobrou para Jobson dentro da área, que fez boa jogada e tocou para Marinho, que chutou, a bola desviou em Juninho e enganou Douglas, indo para o fundo das redes.
O Tricolor mal deixou que o Peixe comemorasse o placar ampliado. Aos 27 minutos, Nino Paraíba fez bela jogada pelo lado direito, cruzou para área e Daniel, livre de marcação, bateu de primeira, no canto, diminuindo o marcador no jogo.
Aos 35 minutos, o Peixe conseguiu ampliar o marcador em uma falha de Douglas. Aos 35 minutos, após cobrança de tiro livre indireto, Jobson bateu no canto, o goleiro Tricolor chegou a tocar na bola, mas viu ela morrer no fundo do gol. Um frangaço na vila.
O Bahia realmente não queria ir para o intervalo em desvantagem grande. Aos 38 minutos, o Tricolor teve uma cobrança de falta pelo lado esquerdo para dentro da área, Jobson desviou contra o próprio gol do Santos, mas a bola tocou na trave do goleiro João Paulo.
O jogo realmente era lá e cá. Aos 43 minutos, Soteldo, em linda cobrança de falta, mandou muito perto do ângulo de Douglas, mas a bola foi pela linha de fundo.
Um jogo muito interessante na etapa inicial, sendo que o placar não refletiu o equilíbrio da partida. Pelo número de chances criadas, expectativa de uma segunda etapa ainda emocionante.
Na volta para o intervalo, o Santos já quis transformar logo cedo o placar em goleada. Aos sete minutos, Marinho teve boa chance em cobrança de falta colocada, mas Douglas voou bonito e espalmou para escanteio, evitando o quarto do Peixe.
Na segunda etapa, o Peixe passou a ter o controle e domínio do jogo. Tanto que viu as chances ocorrerem aos poucos.
Com 16 minutos de jogo, após boa jogada na entrada da área Tricolor, Soteldo tocou para Felipe Jonathan chegar batendo de primeira, rasteiro, e Douglas teve que se esticar para jogar a bola para escanteio.
O Tricolor, aparentemente dominado no jogo, quase diminuiu o placar e pôs fogo na segunda etapa. Aos 28 minutos, João Paulo saiu jogando errado no campo de defesa do Santos, e tocou a bola nos pés de Daniel, que gingou para um lado e para o outro e finalizou na trave. Grande oportunidade desperdiçada pelo Bahia.
Ao longo do duelo, o que se viu foi um Bahia buscando diminuir cedo o placar frente a um Santos que administrava o resultado, e quando via surgir espaços avançava ao ataque. Sem maiores novidades, o placar foi encerrado com triunfo do Peixe.
A próxima partida do Bahia será diante do Botafogo, às 18h15, em Pituaçu, em Salvador. Já o Santos visita o Bragantino, no mesmo dia e horário, no estádio Nabi Abi Chedid, em São Paulo.
Análise do Bahia na partida
Bem na primeira etapa, apático na segunda. Esta foi a forma que o Bahia se portou na noite deste domingo na Vila Belmiro. O time baiano começou a partida equilibrando as ações com o Santos, conseguindo ter eficiência no contra-ataque, encontrando espaços na defesa do time paulista e com isso, foi possível criar boas oportunidades de gol. Porém, as falhas individuais foram determinantes para o resultado final.
O adversário não é fácil de encarar. Cabe destacar, mas o Bahia facilitou, e muito, para que o Peixe encaminhasse o triunfo logo na etapa inicial. Além das falhas individuais, o time ainda permanece com deficiências que não são notadas quaisquer sinais de evolução ou melhoria. Setores como laterais e meio campo têm sido o fator de desequilíbrio do Tricolor frente a equipes mais fortes.
O Trabalho de Mano Menezes tem que ser questionado. Apesar do elenco fraco, o time apresenta poucos sinais de melhora para um período já relevante sob o comando técnico, e os resultados negativos se acumulam, muito mais que os positivos.