No remake de Vale Tudo o personagem de Cauã Reymond volta de Paris com saudade do nosso açaí!
Fruto brasileiro é patrimônio gastronômico e símbolo da brasilidade

Foto: @cauareymond
No capítulo da última terça-feira da novela Vale Tudo, um clássico da teledramaturgia que tem apresentado um retrato atualizado dos costumes brasileiros, o personagem de Cauã Reymond, no papel de César Ribeiro, retorna de Paris e, ao chegar ao Brasil, demonstra uma saudade que vai além do emocional, o do nosso açaí, fruto amazônico que conquistou o mundo e um dos símbolos de orgulho nacional.
O ator, inclusive, é adepto declarado do açaí e é frequentemente visto saboreando um copo da iguaria em sua rotina. O açaí, nativo da região Norte, é hoje considerado um superalimento por suas propriedades nutricionais, pois é rico em antioxidantes, combate o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e fornece energia natural.
“Originalmente consumido de forma salgada com peixe e farinha, o fruto foi reinventado em versões doces e cremosas, ganhando as tigelas, copos e freezers de todo o país e do exterior”, destaca Rodrigo Santana, diretor de marketing da Açaí Formosa, rede de franquias que possui 126 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com uma venda mensal que ultrapassa as 80 toneladas do fruto.
Segundo Santana, o Brasil é o maior produtor mundial de açaí e exporta o fruto, principalmente na forma de polpa congelada, sucos e produtos industrializados. “A produção se concentra na região Norte, especialmente no estado do Pará, responsável por mais de 90% da colheita nacional”, explica.
Nos últimos anos, o consumo de açaí cresceu exponencialmente no mercado internacional, com grandes volumes sendo exportados para Estados Unidos, Japão, países da Europa e Oriente Médio, onde o fruto é valorizado por suas propriedades antioxidantes e apelo como superalimento. “Hoje, o açaí pode ser encontrado em cafeterias de Nova York, em academias de Tóquio e nas praias da Europa. Mas é no Brasil que ele mantém sua identidade mais forte, impulsionado por marcas que transformaram o consumo do fruto em um negócio escalável, saudável e popular, reafirmando seu lugar como patrimônio gastronômico e símbolo da brasilidade”, finaliza Santana.