Nordeste bate recorde na geração de energia eólica

Bahia liderado a produção por estados baianos

Por Da Redação
Ás

Nordeste bate recorde na geração de energia eólica

Foto: Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira (13), que a região Nordeste, liderada pela Bahia, bateu o  recorde na geração de energia eólica no país na primeira semana de agosto. Segundo o órgão, a energia produzida na região seria suficiente para atender 94% da demanda do Nordeste durante 30 dias. 

Nos dias 02 (3,3 Gigawatts), 05 (3,3 GW), 06 (4,4 GW) e 07 (3,4 GW) deste mês, o estado foi o que mais produziu energia proveniente das usinas eólicas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no acumulado do primeiro semestre, a energia eólica foi responsável por 48,2% da matriz de geração da Bahia.

“A energia eólica é uma realidade na Bahia. No acumulado do primeiro semestre de 2020, o estado representou 32,4% da energia eólica gerada no país. A tendência é que a nossa participação cresça ainda mais com os 123 novos parques contratados, que devem entrar em operação até 2025. Isso é um novo mundo, é energia limpa da Bahia para o Brasil”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão.

Segundo a SDE, os 123 parques, em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,5 GW. A previsão é que todos eles possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. A Bahia tem  4,2 GW de capacidade instalada, com 172 parques em operação, em 20 municípios.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário