Nordeste tem maior número de clientes inadimplentes entre as micro e pequenas indústrias, diz pesquisa

Cerca de 31% dos entrevistados sofreram calote

[Nordeste tem maior número de clientes inadimplentes entre as micro e pequenas indústrias, diz pesquisa]

FOTO: Agência Brasil

A pesquisa Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria, realizada pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi), aponta que o Nordeste é a região com mais clientes inadimplentes (44%). Logo depois, aparece o Centro-Oeste/Norte (40%). As regiões Sul e Sudeste aparecem, respectivamente, com 27% e 28% de micro e pequenas indústrias (MPI’s) que sofrem com dívidas não pagas.

De acordo com o estudo, 31% dos entrevistados sofreram calote, sendo que o impacto foi mais sentido pelas pequenas indústrias, já que 34% deixaram de receber valores que representam até 15% do faturamento. Além disso, o levantamento aponta que a crise também chegou nos parceiros da cadeia produtiva. Cerca de 10% dos dirigentes ouvidos pelo Datafolha tiveram fornecedores que faliram ou entraram em recuperação judicial nos últimos três meses. 

Regionalmente, o cenário é mais crítico no Nordeste com 16% de falência entre fornecedores, seguidos de Sudeste (10%), Sul (8%) e Centro-Oeste (7%). Micro e pequenas indústrias que atendem clientes empresariais também relataram falências: 17% no total, sendo 22% no Nordeste, 20% no Sudeste, 14% no Centro-Oeste/Norte e 11% no Sul.

Insumos mais caros

A pesquisa, que coletou dados entre os dias 9 e 30 de maio,  aponta também que a alta dos custos de produção foi outro impacto sofrido pelas  micro e pequenas indústrias. De acordo com o levantamento, 62% das MPI`s tiveram altas significativas nos custos de produção no mês anterior ao levantamento.

O Nordeste também sentiu a alta da matéria-prima e insumos (45%), mas foi com transporte e logística que a região foi mais impactada nos custos de produção. A pesquisa aponta que 45% dos dirigentes alegam gastos do seu faturamento com modal e desempenho logístico, que inclui o transporte, o manuseio e o estoque de cargas.


 


Comentários