Noruega: Fundo soberano retira a Petrobras da sua lista de obervação

O fundo norueguês possui atualmente cerca de 0,83% do capital da Petrobras

[Noruega: Fundo soberano retira a Petrobras da sua lista de obervação ]

FOTO: Reprodução

Sustentado com petrodólares, o Fundo Soberano da Noruega - considerado o maior do mundo - retirou a Petrobras de uma lista de empresas que poderiam ser descartadas para receber investimentos devido ao risco de corrupção.

A empresa foi colocada em observação em 2016 em meio ao escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato.

Todavia, o Conselho de Ética do fundo acredita que o risco de corrupção na Petrobras foi reduzido. "Essa avaliação é baseada, entre outras coisas, em acordos legais com as autoridades dos EUA, que confirmam que a Petrobras implementou medidas abrangentes de melhoria desde que a investigação começou em 2014", afirmou o banco central do país, que administra o fundo.

Atualmente, o fundo norueguês possui cerca de 0,83% do capital da Petrobras, o que está avaliado em cerca de US$ 659 milhões, de acordo com a organização.

Sobre o fundo

Foi criado pelo governo norueguês para que o dinheiro da exploração de petróleo no país rendesse e pudesse ser usado em benefício das futuras gerações. Os recursos do fundo são aplicados principalmente em ações de empresas estrangeiras, e o governo só pode usar, atualmente, até 3% do total por ano.

Ele é administrado por normas que o impedem de investir em empresas culpadas de violação dos direitos humanos, que fabricam armas "particularmente desumanas" ou que produzem tabaco.

O fundo soberano da Noruega soma atualmente mais de 1 trilhão de dólares e tem participação em cerca de 9 mil empresas em 70 países. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!