/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Noruega proíbe criação de duas raças de cães por respeito à lei de proteção animal

Notícias
Mundo

Noruega proíbe criação de duas raças de cães por respeito à lei de proteção animal

O veredito foi tomado a partir de um julgamento realizado no tribunal de Oslo e gerou repercussões em todo o país

Por Da Redação
Noruega proíbe criação de duas raças de cães por respeito à lei de proteção animal
Foto: Pixabay

O governo da Noruega tomou uma decisão inédita e proibiu a criação de duas raças de cachorro no país: o Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel. A medida foi realizada por conta do sofrimento causado aos animais incompatíveis com a lei de proteção dos animais, pelas características que os tornam atraentes: crânio pequeno ou focinho achatado.

O veredito foi tomado a partir de um julgamento realizado no tribunal de Oslo e gerou repercussões em todo o país. o presidente da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset, iniciou um processo contra empresas so setor de criação e criadores privados e explicou: "Muitas raças reprodutoras são muito endogâmicas e carregam muitas doenças". Como houve recurso, o veredicto divulgado em 31 de janeiro ainda não tem força de lei.

Segundo Ashid, as duas raças teriam desenvolvido doenças hereditárias em quase todos os indivíduos, ou na totalidade, devido à força de endogamia e consanguinidade. "Temos que mudar a maneira como criamos os cães. A forma como fazemos isso talvez fosse aceitável há 50 anos, mas não agora", acrescentou.

Para Roaldset, a insuficiência da diversidade genética em escala mundial leva essas raças à extinção.

De acordo com informações divulgadas pelo governo norueguês, o buldogue acumula dificuldades respiratórias, por causa de seu focinho achatado, além de problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos. Mais da metade desses cães nascidos nos últimos dez anos na Noruega é fruto de cesárea.

No caso do Cavalier King Charles Spaniel, sua constituição torna-os, muitas vezes, propensos a sofrerem dores de cabeça pelo crânio muito pequeno, insuficiência cardíaca e problemas oftalmológicos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102