Nos últimos 12 meses, metade dos brasileiros teve o nome "sujo"
A falta de controle foi apontada como um dos principais fatores

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Nos últimos 12 meses, 48% dos consumidores brasileiros tiveram o nome "sujo" no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) segundo um levantamento realizado pela empresa e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O número também mostrou que após a negativação de crédito, 39% dos consumidores disseram ter passado a controlar mais os gastos e 34% refletem mais antes de realizar compras. Além disso, outros 21% deixaram de emprestar nomes a terceiros e 18% evitam compras no cartão de crédito.
A falta de controle também foi apontada como um dos principais fatores que contribuem para que o consumidor se coloque na situação. Metade (48%) dos consumidores revelaram que não controlam o próprio orçamento, seja porque confia apenas na memória para anotar despesas (25%), não fazem nenhum registro dos ganhos e gastos (20%) ou delegam a função para terceiros (2%).
O levantamento também revela que a cada 10 pessoas que adotam um método apropriado de controle, 33% dos consumidores planejam o mês com antecedência e registra a expectativa de receitas e despesas do mês seguinte. Já 39% anota os gastos pessoais conforme eles ocorrem e 27% só anotam os gastos após o fechamento do mês.


