• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • “Nossa soberania não é moeda de troca”, afirma Mauro Vieira em discurso sobre ofensivas contra a democracia

“Nossa soberania não é moeda de troca”, afirma Mauro Vieira em discurso sobre ofensivas contra a democracia

Ministro das Relações Exteriores critica conluio entre brasileiros e forças estrangeiras

Por Da Redação
Às

Atualizado
“Nossa soberania não é moeda de troca”, afirma Mauro Vieira em discurso sobre ofensivas contra a democracia

Foto: LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, condenou nesta segunda-feira (4) o que classificou como uma articulação entre cidadãos brasileiros e agentes internacionais com o objetivo de desestabilizar as instituições e a soberania nacional. A fala ocorreu durante cerimônia pelos 80 anos do Instituto Rio Branco, em Brasília.

Sem citar nomes ou países, o chanceler se referiu a um “ultrajante conluio” que, segundo ele, tenta enfraquecer a democracia brasileira. “Tenho enorme orgulho e sentido de responsabilidade na atual tarefa de liderar o Itamaraty na defesa da soberania brasileira de ataques orquestrados por brasileiros em conluio com forças estrangeiras”, afirmou.

As declarações ocorrem após os Estados Unidos, sob comando do presidente Donald Trump, elevarem tarifas sobre produtos brasileiros e aplicarem sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o cancelamento de vistos. Vieira evitou mencionar diretamente as medidas, mas destacou que é necessário “firmeza e inteligência na defesa dos interesses brasileiros”.

Ainda durante o discurso, o ministro destacou que o Brasil derrotou uma tentativa de golpe militar e que os responsáveis estão sendo julgados com base no devido processo legal. “Nossa soberania não é moeda de troca diante de exigências inaceitáveis”, disse, em referência às pressões externas.

Vieira também reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e defendeu uma atuação internacional pautada na multipolaridade. “A alternativa ao multilateralismo é o arbítrio unilateral e a lei da selva”, alertou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário