Nova espécie de camaleão com 2 centímetros é descoberta em Madagascar

A nova espécie ganhou o nome de Brookesia nana

[Nova espécie de camaleão com 2 centímetros é descoberta em Madagascar]

FOTO: Reprodução

Nova espécie de camaleão no norte de Madagascar, África, é descoberta por equipe internacional liderada pela Coleção de Zoologia do Estado da Baviera, na Alemanha. O único macho descoberto até agora, tem um tamanho corporal de apenas 13,5 milímetros, o que classifica o animal como o menor macho conhecido entre os répteis não aviários.

Além disso, uma comparação com 51 outras espécies de camaleões mostrou que este animal tem genitais excepcionalmente grandes. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports nesta quinta-feira (28). A nova espécie ganhou o nome de Brookesia nana. Já a fêmea é maior, com 19 milímetros de comprimento do corpo e 29 milímetros considerando a cauda. Os dois indivíduos foram os únicos encontrados pelos pesquisadores. 

A equipe também comparou o tamanho dos hemipênis de machos do Brookesia nana com 51 outras espécies de camaleões de Madagascar e descobriu que os menores camaleões tendem a ter órgãos genitais maiores em relação ao seu tamanho corporal. No indivíduo descoberto, ele chega a 18,5% do tamanho do corpo, tornando-os o quinto maior de todas as espécies estudadas. O detentor do recorde de tamanho genital neste grupo é o Brookesia tuberculata, com hemipênis que são cerca de um terço do tamanho corporal.

As faixas de distribuição da maioria dos camaleões anões são muito pequenas. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!