Nova filosofia de tratamento em saúde bucal chega a Salvador

Terapia Guiada por Biofilme valoriza autocuidado e proporciona conforto aos pacientes

Por Michel Telles
Ás

Nova filosofia de tratamento em saúde bucal chega a Salvador

Um conceito inovador de abordagem para promoção de saúde bucal acaba de chegar a Salvador. A Terapia Guiada por Biofilme ou Guided Biofilm Therapy (GBT), sistema inteligente com foco na prevenção que promete revolucionar a assistência em odontologia em todo o mundo, está disponível na capital baiana. Eficiente, segura, sistemática e minimamente invasiva, a filosofia de tratamento do grupo EMS, de origem suíça, inclui diagnóstico, aconselhamento voltado para a higiene bucal diária, limpeza profissional dos dentes, remoção de placa bacteriana e avaliações regulares de resultados. O conforto proporcionado pelos dispositivos que integram a filosofia GBT tem atraído um número cada vez maior de interessados em conhecer a novidade.

Para a professora de yoga Ananda Mensitieri, a primeira experiência com a GBT foi surpreendente. “Durante a limpeza, não senti dor nenhuma, diferente de todas as outras experiências que já tive na vida. Pelo contrário, senti até uma refrescância durante o procedimento. Amei as sensações de frescor na boca e de dentes bem limpos”, declarou. A psicóloga Aline Del Raso, que também experimentou a inovação recentemente, disse que o tratamento é muito confortável, quase indolor. “Foi muito interessante visualizar o que estava sendo feito pela profissional através da evidenciação de biofilme. O resultado foi incrível”, destacou.

Avanço - Segundo a cirurgiã-dentista Ana Carla Robatto, a Terapia Guiada por Biofilme representa o futuro da odontologia. “Ao longo de mais de 20 anos de atuação profissional, acompanhei a evolução de métodos e processos que já traziam aspectos presentes na GBT, mas esta filosofia de tratamento conseguiu agregar tudo e ir além, na medida em que proporciona ao paciente o que ele mais deseja ao procurar um serviço odontológico: conforto, menos dor, resultados duradouros e efetivos”, declarou a mestre em odontopediatria, doutora em microbiologia, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sócia da Éfika Odontologia Digital.

Os dispositivos que integram a GBT preservam o bem estar do paciente. Tanto o Airflow Prophylaxis Master, usado para remoção de placa supra e subgengival, quanto o Perioflow, que trata bolsas periodontais, e o Piezon, usado para eliminar cálculos dentais, são tecnologias que não agridem a mucosa bucal. “Mesmo quando há remoção de placa bacteriana do sulco gengival e não apenas da superfície dos dentes, a preservação histológica é garantida, ou seja, não há injúria microscópica ou macroscópica do tecido”, explicou Robatto.

Etapas - A GBT beneficia não só adultos, mas também crianças. Pacientes sadios ou com cárie dentária, gengivite, periodontite ou mucosite podem passar pelas oito etapas que integram o tratamento. São elas: 1. diagnóstico; 2. evidenciação educativa da placa dental  com a finalidade de conscientização sobre a correta higienização e entrega de  kit personalizado, com sugestões de escovas, fio e pasta dental; 4. remoção de placa bacteriana com o Airflow Prophylaxis Master ; 5. Uso do Perioflow, se necessário; 6. uso do Piezon No Pain para remoção de cálculo dental; 7.  reavaliação do processo terapêutico e 8.  retorno do paciente para repetição da terapia.

Inovações - Entre as diversas mudanças no campo da odontologia que abriram caminho para a GBT ou chegaram no rastro dessa inovação estão a Morpheus anestesia eletrônica sem dor, a moldagem digital com impressão em 3D de modelos odontológicos (em substituição aos antigos moldes de gesso) e o exame intrabucal digital, uma ferramenta diagnóstica que permite a interação do paciente durante seu exame, além da captura de imagens dos dentes. A tecnologia agregada permite até mesmo a gravação de um exame completo, que pode ser disponibilizado em formato de vídeo, caso seja necessário.

“O jato de bicarbonato que usávamos para remover placa bacteriana, tártaro e manchas nos dentes agride a gengiva. Na Éfika, usamos a tecnologia com propósito, aquela que agrega conforto, sem esquecer de oferecer uma boa escuta e acolhimento humano. Se podemos oferecer ao paciente uma experiência positiva, fazemos o possível para que a efetividade do seu tratamento seja acompanhada do máximo de satisfação”, concluiu Ana Carla Robatto, sócia da ortodontista Fernanda Catharino na Éfika Odontologia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário