Nova política de atenção à Saúde do Paciente com Albinismo é discutida em Salvador
Os compromissos foram firmados durante reunião com a ONU

O Governo do Estado anunciou uma nova política de saúde para albinos, nesta segunda-feira (04). Os compromissos foram firmados em Salvador, durante encontro com a perita sobre albinismo do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Ikponwosa Ero, e a representante do Alto Comissariado da ONU, Alive Dehsebein.
Com o objetivo de prevenir o câncer de pele e a cegueira em pessoas com albinismo, a partir de 2020, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fará a aquisição e distribuição de protetores solares, bem como ofertará serviços de triagem nas especialidades de oftalmologia e dermatologia em todas as policlínicas regionais de saúde.
No último censo realizado em 2018, foram identificadas 600 pessoas com albinismo vivendo em 133 municípios, sobretudo, em áreas rurais. A representante do Alto Comissariado da ONU, Alive Dehsebein, informou que será apresentado um relatório global em março de 2021 sobre a questão do albinismo, com uma série de recomendações para os países signatários.


