• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Nova Ranger Raptor: teste rápido com a pickup média mais veloz e mais cara do Brasil

Nova Ranger Raptor: teste rápido com a pickup média mais veloz e mais cara do Brasil

Novidade tem motor V6 de 397cv e vem importada da Tailândia por R$ 448 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Nova Ranger Raptor: teste rápido com a pickup média mais veloz e mais cara do Brasil

Importada da Tailândia a nova Ranger Raptor se propõe a ser a picape mais rápida do Brasil em seu segmento. E com a vice-liderança, a Ford tem mesmo que investir em novidades para sua nova picape ao trazer a versão esportiva para o nosso mercado. Depois de apresentar a novidade, o Farol da Bahia testou a Raptor dentro do Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista. A engenharia da Ford permitiu a condução da picape em dois circuitos: alta velocidade e off road. 

Na pista mais rápida foi possível acelerar a Raptor a até 150/h na reta do circuito provando o ganho de aceleração acompanhado pelo escapamento ruidoso e instigante (o ruído pode ser ajustado por botão no painel). Mesmo com pneus mais largos e maior bitola, a Ranger Raptor é bem estável no asfalto e pode render diversão em linha reta com seus 397cv combinados com câmbio de dez marchas de trocas suaves. Aliás esse é o único ponto em comum com a mecânica da nova Ranger: o câmbio. 

Mas é no circuito off road que a Ford Ranger Raptor se destaca. Os reforços de estrutura deixam a picape estável e apta para vencer qualquer desafio. Ela conta com modos exclusivos de condução como o “baja” feito para avançar em circuitos de areia ou duna, e também “rock/crawl” para terrenos com pedras de forma segura. 

Tanto o diferencial traseiro quanto dianteiro são do tipo autoblocante, outro item exclusivo da Ranger Raptor e a capacidade de imersão é de 85cm com 32° de ângulo de entrada e 27° de saída. 

Depois de andar na terra e na lama, a Ford colocou os jornalistas para andarem com pilotos profissionais em um circuito de terra onde fica claro o controle ativo sobre as acelerações mais fortes. Depois de uma volta com emoção no circuito a Ranger saltou sobre uma rampa mostrando a preparação da suspensão com longo curso e bitolas amplas bem como as molas helicoidais que contribuem para essa sensação de esportividade.

Visual externo e interno 

Seu desenho apela para o perfil esportivo e off road onde a grade se diferencia pela grafia, o gancho é item de série, há molduras de pára-lamas e rodas aro 17 com pneus 285/70 Continental Grabber de uso off road. 

O interior também é diferenciado ao estilo  “Raptor” com revestimento preto e laranja enquanto os bancos são exclusivos com ajuste elétrico e apoio lateral. Todo o revestimento dos bancos é feito em couro e suede e o revestimento interno do teto e coluna são  pretos. No painel há uma faixa laranja bem como na forração das portas diferenciando a Raptor das demais versões da Ranger. 

Dimensões e ficha técnica Ranger Raptor 

Na ficha técnica, a Ranger Raptor quase não muda: são 5,36m de comprimento (1cm a mais que a Ranger por conta dos pára-choques), entre eixos iguais de 3,27m, largura de 2,20m (maior que os 2,01m da versão comum por conta do conjunto de pneus, 1,92m de altura e bitolas de 1,71m, maiores que os 1,62m das demais versões. 

Para a Raptor a Ford fez reforços no chassi e suporte de estepe além de chapas de proteção em aço para a parte inferior. O curso da suspensão é 32% mais rígido na dianteira que usa braços duplos e ligas de alumínio e 18% na traseira que usa molas helicoidas.

A capacidade de carga é mantida na Raptor porém há novos acessórios como os protetores Flexbed, tomada de 120v, pontos de ancoragem de carga e tampa de acesso nas laterais. A suspensão usa amortecedores Fox Live Shocks de 2,5”.

Novo motor 3.0 V6

Na Ranger Raptor o motor é o 3.0 V6 bi-turbo GDI com 397cv e 58,3kgfm de torque a 3.500rpm. Diferente das outras versões o motor tem controle eletrônicos das válvulas de alívio da turbina. O câmbio é o mesmo de 10 marchas porém com relações reprogramadas na linha Raptor. A Ford fala em 0-100km/h em 5,8s o que faz da Raptor a pick-up mais rápida à venda no Brasil. A Ford anuncia consumo entre 8,3 e 10,2km/l.

Entre os itens de segurança e comodidade a Ranger Raptor tem faróis Led Matrix, som Bang&Olufsen com 8 falantes, luzes externas 360°, navegador off road com controle de inclinação e sensores, painel digital de 12,4”, multimídia com tela de 12” e sistema Ford Sync 4 com conexão sem fio para celulares, assistente de pré colisão, controle de Cruzeiro adaptativo com Stop&Go, assistente de frenagem e de cruzamentos, reconhecimento de placas de trânsito e total de 7 airbags.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário