Nova sede do Neojiba é inaugurada na Liberdade

Mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados com o projeto

[Nova sede do Neojiba é inaugurada na Liberdade]

FOTO: Reprodução | Redes Sociais Rui Costa

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 9, a nova sede do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, na Liberdade. O governador do Estado, Rui Costa, esteve presente na inauguração. Além dele, participaram outros políticos e músicos baianos.

Durante a inauguração, apresentações dos cantores e compositores baianos Elomar e Mateus Aleluia, acompanhado pelo maestro Ricardo Castro ao piano, fez parte da cerimônia de inauguração. Alunos e professores do programa fizeram parte da apresentação.

Criado em 2007, o Neojiba tem como principal objetivo “promover, incentivar e apoiar o desenvolvimento e a interação social pela prática musical coletiva”, diz o site do projeto.

Associado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia, o projeto é uma iniciativa do regente e gestor cultural Ricardo Castro, que enalteceu a inauguração do novo espaço.  

“A acústica deste espaço é o que há de mais moderno, não tem precedente no Brasil uma acústica com essa qualidade, e as nossas crianças agora têm acesso às mesmas ferramentas que os jovens de outros países. O Neojiba segue como uma política estadual de desenvolvimento social através da prática musical coletiva. Nossos núcleos por toda a Bahia vão continuar funcionando e vão ser fortificados pelas ações que a gente vai empreender aqui no núcleo central, no Parque do Queimado”, disse.

Rui Costa ressaltou a importância do projeto para atender aos jovens e a importância do acesso à cultura.

“O Neojiba é, antes de tudo, um projeto de inclusão social, inclusão cultural. O que estrutura a vida do ser humano, a nossa existência aqui na terra é a cultura, a arte, a educação. É isso que preenche e dá brilho ao ser humano. E essa sede é um símbolo, com certeza muitos eventos culturais ocorrerão aqui e eu espero que a gente irradie por todo o estado da Bahia”, afirmou.

Os interessados em participar do Neojiba precisam acessar ao site www.neojiba.org e se candidatar nas vagas oferecidas pelos núcleos, de acordo com a disponibilidade.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!