Nova variante da Covid-19, EG.5. está em ascensão, aponta OMS

A variante EG.5. apresenta alta prevalência em países como Estados Unidos, China e Japão

Por Da Redação
Ás

Nova variante da Covid-19, EG.5. está em ascensão, aponta OMS

Foto: Unsplash/Mufid Majnun

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira (9) a identificação de uma nova variante de interesse da Covid-19. Denominada EG.5., essa variante estava sendo monitorada devido ao aumento constante de sua prevalência. Até o momento, 7 mil sequências da variante foram compartilhadas por 51 países, sendo mais proeminente em nações como Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Canadá.

Nos Estados Unidos, em particular, as autoridades relataram que os pacientes infectados com a variante EG.5. correspondem ao maior número de casos de Covid-19. Diante dessa situação, a OMS tem expressado preocupações sobre o risco de uma nova variante ainda mais perigosa surgir, o que poderia resultar em um aumento abrupto de casos e mortes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em coletiva de imprensa realizada em Genebra, alertou que embora o surto tenha sido declarado como encerrado em maio, a ameaça da Covid-19 à saúde global ainda permanece. Ele destacou que, apesar da diminuição global nos casos relatados, hospitalizações e óbitos, ainda é crucial manter a vigilância e o monitoramento atentos.

Um aspecto preocupante ressaltado por Tedros foi a baixa significativa no número de países que reportaram dados à OMS. No mês de julho, apenas 25% dos países notificaram mortes, e somente 11% reportaram hospitalizações e internações em unidades de tratamento intensivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário