'Nova variante do coronavírus em Manaus já está em outras regiões', estima cientista

Subtipo do vírus tem maior capacidade de transmissão

Por Da Redação
Às

'Nova variante do coronavírus em Manaus já está em outras regiões', estima cientista

Foto: Reprodução

A nova cepa do coronavírus, encontrada inicialmente em Manaus, já foi registrada em 91% das amostras de vírus sequenciadas no Amazonas. De acordo com o infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-AM), Marcus Lacerda, a variante já deve estar em outros estados. "Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras no monitoramento", estima.  

Para ele, há muitos indícios de que a P.1 (sigla da variante) é de fato um subtipo do vírus com maior capacidade de transmissão. Segundo um artigo publicado pela Universidade de Oxford, King's College e Universidade Harvard, a P.1 é apontada como uma das principais suspeitas pela escala arrasadora da segunda onda de Covid-19 em Manaus.   

Com a presença da cepa no Amazonas, a Fiocruz busca uma maneira mais fácil de monitorar a disseminação dessa variante, a exemplo de uma versão do exame de diagnóstico tipo RT-PCR que seja capaz de diferenciar uma cepa de outras. A estimativa feita de 91% de participação que a P.1 tem na epidemia de Manaus, foi feita com base em 35 amostras. Os resultados apontaram 32 para positiva.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário