Novembro registra queda de 0,9% na intenção de consumo, diz CNC

No mês da Black Friday, entrevistados apontam insatisfação com o consumo

Por Da Redação
Ás

Novembro registra queda de 0,9% na intenção de consumo, diz CNC

Foto: Getty Images

Dados da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgados pela  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta segunda-feira (22), mostram queda de 0,9% na intenção de compra em novembro, mês da Black Friday, em comparação a outubro.

O indicador vai de zero a 200 pontos e avalia a percepção das famílias sobre consumo, renda e trabalho no atual momento até os próximos seis meses. Em novembro deste ano, ele ficou em 73,4 pontos. Na escala 100 é considerado o ponto de neutralidade.  A pesquisa apontou também queda de um ponto percentual na percepção em relação ao nível atual de consumo das famílias. Esse componente, analisado da mesma maneira, ficou em 58 pontos. No entanto, ao longo de todo o ano, registra alta de 9,4%. 

Insatisfação com o consumo

Ainda de acordo com os dados divulgados pela CNC, a satisfação com a renda atual apresentou queda de 0,3% e está em 80,1 pontos. A categoria que tem renda de até dez salários-mínimos soma 69,6 pontos. No grupo que apresenta rendimentos acima dessa parcela, a insatisfação é menor: 91,4 pontos. 

No entanto, os dois estratos sociais apresentaram queda na variação mensal: 0,9% entre os de menor renda, e 1,3% na parcela de vencimentos mais elevados. A consulta percebeu ainda mais dificuldade de acesso ao crédito, que recuou 2,3% e está em 80,3 pontos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário