Novo Android 12 é lançado com visual personalizável e mais privacidade
Novo Android chega, inicialmente, para celulares do Google

Foto: Deepanker Verma/Pexels
Na última segunda-feira (4) o Google I/O lançou o Android 12. A nova edição chega com mais opções de personalização para a interface e recursos de privacidade que dão ao usuário mais controle sobre a coleta de dados em aplicativos. A versão final deve chegar nos smartphones Pixel nas próximas semanas.
Apesar da atualização razoavelmente discreta, avaliada com poucas novidades de ferramentas, o novo Android traz novidades em aspectos visuais e funcionamento do sistema.
No quesito visual, a interface do sistema operacional foi completamente renovada com ajustes para customizar a paleta de cores. O novo design se chama Material You. Os widgets e ícones do sistema também foram modificados e ganharam uma aparência mais atual para combinar com o estilo que chega com o Android 12. Os elementos do celular levam também animações mais fluidas que não consomem tanta bateria.
Já as funções de privacidade lembram um as da concorrente, o iOS da Apple. O novo Android 12 permite ao smartphone um relatório de acessos à câmera ou microfone por parte de apps, recurso semelhante ao lançado com o iOS 14 no ano passado. A opção de fornecer localização aproximada e o alerta de acesso à área de transferência também foram anunciados no último ano para o iOS, e chegam agora ao Android 12.
Outra novidade que tem animado os usuários é a possibilidade de print de telas com rolagem. Agora, é possível 'printar' o conteúdo da tela, ver todo o conteúdo 'rolável' e selecionar a parte que você deseja incluir no seu print.
O novo Android 12 ainda traz inovações mais simples, como um widget que mostra seus contatos mais frequentes e um modo de uso com apenas uma mão. Mas nada que chame mais atenção do que as mudanças visuais.